Manutenção da greve faz Saúde cancelar reunião com sindicatos

16/10/2019 22:43
Neemias Freitas SMS/PMPA
SAÚDE
Secretário Pablo Stürmer receberia representantes das entidades na próxima terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde informa que irá cancelar a reunião marcada para a próxima terça-feira, 22, em que o secretário Pablo Stürmer receberia representantes dos sindicatos que representam profissionais do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). A decisão foi tomada diante do não cumprimento de prazos legais para comunicação de paralisação e da desassistência causada à população nesta quarta feira,16, além do anúncio de continuidade da greve, apesar do agendamento de reunião.

O ofício que comunicava a paralisação nesta semana foi entregue na tarde de segunda-feira, 14. Portanto, o prazo legal de 48 horas não foi cumprido. Apesar disso, 13 unidades tiveram atendimento afetado durante todo o dia desta quarta-feira. Foram dez unidades de saúde totalmente fechadas e outras três com atendimento parcial. Com isso, 70 mil pessoas tiveram seu serviço de saúde prejudicado. Diante do quadro, a Secretaria emite, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), convocação para que os profissionais retornem aos seus postos de trabalho.

A reunião com os sindicatos havia sido marcada nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde, atendendo a pedido do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul (SindiSaúde/RS), Sindicato dos Enfermeiros no Estado do RS (Sergs), Sindicato dos Odontologistas no Estado do RS (Soergs) e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do RS (Sindacs).

Neemias Freitas

Rui Felten