Monitoramento do Aedes na Capital recebe reconhecimento

29/11/2019 17:05
Patrícia Coelho
Agentes de combate a endemias também recebem prêmio e certificação
Agentes de combate a endemias também conquistaram prêmio e certificação

Porto Alegre recebeu nesta sexta-feira, 29, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento de trabalho de excelência no monitoramento do mosquitos Aedes aegypti. A premiação do Programa de Excelência em Prevenção e Controle de Aedes aegypti 2018 é feita pela Ecovec, empresa mineira que é parceira da prefeitura há sete anos no monitoramento integrado de mosquitos na Capital.

De acordo com Ana Paula Venturatto Matos, analista de relacionamento com o cliente da empresa, o PEX é conferido aos municípios que alcançam pelo menos 90% de eficiência no programa. Os agentes de combate a endemias que vistoriam semanalmente as armadilhas de monitoramento também recebem premiação e certificação.

O monitoramento integrado é realizado na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde. "Receber o PEX por dois anos consecutivos significa o reconhecimento de um trabalho exitoso realizado diariamente por agentes e técnicos, desde a vistoria das armadilhas até a análise dos dados das coletas, que se reflete no controle do vetor e, também, da vigilância epidemiológica de doenças como a dengue em nossa cidade", frisa o diretor da Vigilância em Saúde, Anderson Lima.  

De acordo com os dados da Ecovec, desde 2012 foram coletadas 114.403 fêmeas de Aedes aegypti nas armadilhas de monitoramento instaladas em Porto Alegre. Nesse período, foram confirmadas 48 fêmeas infectadas com vírus e registrados 1.165 casos de dengue na cidade.

O MI Aedes - Desde 2012 a prefeitura de Porto Alegre conta com o MI Aedes (até 2016 denominado MI Dengue). As informações do sistema garantem mais agilidade e eficácia à prevenção e combate das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre. A tecnologia para monitoramento da proliferação do mosquito vetor  reúne informações coletadas em armadilhas (Mosquitrap) para captura de mosquitos adultos instaladas em bairros da cidade. O resultado das vistorias é apresentado em tempo real no site www.ondeestaoaedes.com.br, mantido pela prefeitura. O MI Aedes é o único sistema de monitoramento por armadilhas do país reconhecido pelo Ministério da Saúde. 

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins