Ônibus leva testes de HIV, sífilis e hepatites ao Rubem Berta

31/08/2019 09:16
Cristine Rochol/PMPA
SAÚDE
Atividade será realizada neste sábado, 31, na quadra da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina

Na unidade móvel do projeto Fique Sabendo, o público tem acesso a testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações de prevenção e distribuição de preservativos. Neste sábado, 31, os exames serão oferecidos na quadra da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina (estrada Martim Félix Berta, 38), bairro Rubem Berta, das 9h às 16h, durante ação da gerência distrital de saúde da região. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho é feito por servidores. 

Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil