Ônibus oferece testes de HIV, sífilis e hepatites nesta semana

19/08/2019 11:37
Cristine Rochol/PMPA
SAÚDE
No sábado, 24, os exames serão oferecidos na orla do Guaíba

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará em três locais no mês de agosto, com orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Nesta terça-feira, 20, das 9h às 12h, o ônibus estaciona na avenida Loureiro da Silva, 445, sede do Ministério da Fazenda. Sexta-feira, 23, será a vez do Hospital Restinga Extremo-Sul receber a unidade móvel, das 9h às 15h, na Estrada João Antônio da Silveira, 3700. No sábado, 24, os exames serão oferecidos na orla do Guaíba, das 14h às 19h, durante o Seminário do Orçamento Participativo.

Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Unidade Móvel Fique Sabendo - Testes de HIV, sífilis e hepatites
20/08 - Ministério da Fazenda - 9h às 12h - av. Loureiro da Silva, 445
23/08 - Hospital da Restinga Extremo-Sul - 9h às 15h - Estrada João Antônio da Silveira, 3700
24/08 - Orla do Guaíba - 14h às 19h, durante o Seminário do Orçamento Participativo
 

  

 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl