Porto Alegre avalia soluções no enfrentamento do câncer

30/04/2019 08:47
Cristine Rochol / PMPA
COMUNICAÇÃO
City Cancer Challenge tem a proposta de fortalecer os serviços oncológicos na Capital

Avaliar as necessidades e lacunas do tratamento contra o câncer para obter um diagnóstico atualizado está entre os objetivos dos encontros realizados a partir desta terça-feira, 30. Com o tema Recursos Humanos e Treinamento, o primeiro grupo reúne-se às 10h, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A iniciativa multissetorial do City Cancer Challenge (C/Can) na Capital tem a proposta de fortalecer e aprimorar os serviços oncológicos.

As reuniões temáticas incluem representantes de hospitais, sociedades médicas e universidades, associações de pacientes, voluntárias e instituições governamentais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e o Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre é a capital com alta mortalidade por câncer no Brasil. Como apoio para desenvolver formas de planejar e implementar soluções de diagnóstico e tratamento à doença, a capital gaúcha foi selecionada, em maio de 2018, como Cidade-Desafio do C/Can.

A etapa avaliativa consiste de encontros até 20 de maio, em diferentes locais da cidade, reunindo grupos multissetoriais e interdisciplinares divididos em 17 temas: patologia, clínica laboratorial, banco de sangue, imagem/radiologia, imagem/Medicina Nuclear, oncologia/oncohematologia adultos, oncologia/oncohematologia pediátrica, radioterapia, cirurgia, cuidados paliativos e suporte, gestão de serviços de saúde, educação e treinamento, ética, protocolos clínicos, segurança do trabalho, registro de dados, comunidade e acesso. Cada grupo irá priorizar um conjunto de desafios e ações, sendo que os resultados das discussões servirão para elaborar um plano de ações de longo prazo.

Vanessa Conte

Andrea Brasil