Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Saúde

Porto Alegre confirma seis casos de sarampo

12/09/2019 16:45
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Vacinação é a mais efetiva forma de prevenção da doença

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira, 12, alerta epidemiológico aos serviços de saúde da Capital com a confirmação de seis casos de sarampo. Dez suspeitas continuam em investigação. A emissão acontece concomitante a uma nota técnica sobre o agravo emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/RS), na qual são confirmados sete casos da doença no território gaúcho (seis de Porto Alegre e um de Dois Irmãos).

Os casos de Porto Alegre foram de adultos jovens - entre 18 e 30 anos, sendo quatro mulheres (três de 18 anos, uma de 25) e dois homens (21 e 30 anos). Os pacientes e contatos próximos passaram pelas medidas de bloqueio, com vacinação. Os seis pacientes têm histórico de viagem a São Paulo e Itália, locais com circulação do vírus, ou vinculados a esses casos.

A mais efetiva forma de prevenção ao sarampo é a vacinação. Para ser considerada imunizada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal, que varia de acordo com faixa etária, ocupação e histórico de vacinação. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina para a população de seis meses a 49 anos de idade e para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar. Este ano, foi implementada a dose zero, para bebês entre seis e 11 meses, buscando ampliar a proteção nesta faixa etária devido à situação epidemiológica do país.

Histórico do sarampo em Porto Alegre e RS:

2019: sete casos (até 10/09) – seis em Porto Alegre

2018: 47 casos - 39 em Porto Alegre

2012-2017: sem casos registrados

2011: oito casos - um caso em Porto Alegre

2010: sete casos - sete casos em Porto Alegre

1999: último caso autóctone do RS

Brasil e mundo - O Brasil registrou em 2019, até final de agosto, 3.719 mil casos de sarampo, mais de 95% deles no estado de São Paulo. Outros 17 estados (o RS entre eles) também tiveram casos confirmados. Quatro óbitos foram registrados por sarampo, sendo três em São Paulo e um em Pernambuco.

No mundo, há surtos de sarampo desde 2018, com a confirmação de mais de 300 mil casos. A região das Américas encerrou o ano de 2018 com a confirmação de 16.514 casos, distribuídos em 12 países. Em 2019, até agosto, o continente já registrou três mil casos, em 14 países, sendo 1,2 mil nos EUA.

Certificado - O Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em setembro de 2016, contudo a confirmação de casos ainda em 2019, levou a perda do título, tendo em vista que o vírus permanece circulando por mais de 12 meses no país. 

 

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes