Porto Alegre conta com mais dois residenciais terapêuticos

06/09/2019 13:03
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Lar da Amizade foi o segundo serviço do gênero entregue em 24 horas pela prefeitura

O Residencial Terapêutico Lar da Amizade é o segundo entregue em 24 horas pela Prefeitura de Porto Alegre. Inaugurada nesta sexta-feira, 6, a nova unidade funciona no bairro Vila Ipiranga, na Zona Norte. O Instituto Renascer será o responsável pelo local, que dispõe de dez vagas e serviço 24 horas. Os residenciais unem moradia temporária, tratamento e processo de reinserção social de usuários com transtornos mentais. 

“Este é mais um passo importante no sistema de saúde mental de Porto Alegre. Representa uma evolução no tratamento. É um local onde os acolhidos serão assistidos com carinho e dignidade para conquistarem a própria independência”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

A equipe conta com três profissionais no período diurno (um técnico de enfermagem e dois cuidadores), dois cuidadores no período noturno, uma enfermeira, profissional de higienização e cozinheira, e uma coordenação (psicólogo, assistente social ou terapeuta ocupacional). A estrutura e contratualização foram efetivadas por chamamento público lançado pela prefeitura em julho de 2018. O serviço será monitorado pela Secretaria de Saúde, através de dados quantitativos e qualitativos sobre os atendimentos. 

A primeira moradora do residencial Lar da Amizade é a Pâmela. Ela tem 20 anos e vivia há dois no Hospital Espírita. Diagnosticada com transtorno bipolar, a jovem comemora a mudança de endereço. “Aqui é minha casa agora. Eu queria muito ter um lar”, conta.

Mais vagas - Nessa quinta-feira, 5, foi inaugurado também o Residencial Terapêutico Nise da Silveira, no bairro Intercap. Desde 1995, o município não abria novos serviços desse tipo. Até então, Porto Alegre tinha 14 vagas nesta modalidade de atendimento. Até o final deste ano, serão 44 vagas e, até 2020, 114.  Ao todo, cerca de 100 pessoas com transtornos mentais graves ou persistentes devem ser beneficiadas. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, ressalta a importância do projeto. “O hospital é importante para o tratamento, mas não é uma casa. Aqui, essas pessoas terão um lar. Além disso, vamos liberar vagas em hospitais para quem realmente precisa”, explica. 

A vigência dos termos de colaboração é de 60 meses, e o repasse mensal será de R$ 57 mil para cada residencial terapêutico. Outros dois serão inaugurados até o fim do ano em parceria com o Instituto Renascer. Os residenciais terapêuticos são serviços estratégicos para o Município. Fazem parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental. 

Esses locais funcionam como residência com atividades de reabilitação psicossocial para egressos, prioritariamente, de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuam suporte financeiro, social e/ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção. Podem acolher também pessoas em situação de rua e que tenham transtorno mental diagnosticado. “Gestor que investe em saúde investe corretamente. Tem coisas que podem esperar, mas saúde nunca pode”, salienta o presidente do Instituto Renascer, Ricardo Cabreira.

 

 

 

 

Elisandra Borba

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes