Porto Alegre já tem 109 casos confirmados de dengue

24/04/2019 18:31
Eduardo Beleske/PMPA
SAÚDE
Bairro Santa Rosa de Lima terá nova ação para pulverizar inseticida nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira, 25, operações para aplicação de inseticida nos turnos da manhã e tarde no bairro Santa Rosa de Lima. As ações acontecem pela confirmação de novos casos autóctones de dengue na região, que concentra o maior número de pacientes que contraíram a doença na Capital. Com chuva, a ação será adiada.

De acordo com levantamento da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS divulgado nesta quarta-feira, 24, o número de pessoas com dengue em Porto Alegre chegou a 109 neste ano. Do total, 101 casos são autóctones, sendo 93 de moradores do bairro Santa Rosa de Lima. Os outros oito casos são do bairro Jardim Floresta. Oito casos são importados, de pacientes que têm histórico de viagem.

Ações para pulverizar inseticida no bairro Santa Rosa de Lima vem sendo realizadas pela SMS desde o início da transmissão viral na região, em meados de março passado. O trabalho tem objetivo de diminuir a população de mosquitos adultos. “A dengue é transmitida pela picada de fêmeas do Aedes aegypti, e as ações pretendem diminuir a população dos adultos para diminuir o risco de continuidade do ciclo de transmissão”, explica o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior da EVRV/SMS.

Kunz ressalta, no entanto, que o papel da comunidade em eliminar criadouros do mosquito é essencial neste momento. “O inseticida mata mosquitos adultos, mas outros estágios do inseto, como ovo e larva, não são afetados pela pulverização”. O técnico enfatiza que “eliminar todos os focos de água parada, virar potes, garrafas, pratos de plantas, verificar se há calhas entupidas ou ralos com agua são medidas simples, que exigem pouco tempo e são muito efetivas para o controle vetorial”.

Na região, a SMS tem mantido trabalho permanente de visitação domiciliar por agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS), para orientação e fiscalização. “Mas se os criadouros se mantêm, novas gerações de mosquitos nascem a cada semana, e no período de 7 a 10 dias saem do ovo e passam pelas fases larva, pupa e começam a voar”. Eliminar focos de lixo e limpar os pátios, fazendo vistorias semanais ou sempre após a ocorrência de chuvas são medidas recomendadas pelos técnicos da SMS.

O apelo também é no sentido de que as pessoas adotem medidas preventivas individuais, como uso de repelente corporal e elétrico. E, no caso de sintomas compatíveis com a dengue – febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, pintinhas vermelhas na pele, fraqueza, dor muscular e nas juntas, náuseas e vômitos – procurem atendimento médico o mais rapidamente possível.

Mais informações sobre dengue na cidade, mapas, perímetros de transmissão, estão disponíveis no site www.ondeestaoaedes.com.br.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins