Prefeitura amplia oferta de medicamentos gratuitos para população

01/08/2019 12:08
Cristine Rochol / PMPA
Farmácia Distrital Navegantes
Relação Municipal de Medicamentos passa a contar com 132 itens

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a oferta de medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume) em 2018 e 2019, com a inclusão de sete novos itens. Atualmente, 132 medicamentos estão na Remume - entre remédios da lista básica, entregues em unidades de saúde, e controlados e antimicrobianos, que são dispensados nas dez farmácias distritais mantidas pela SMS na Capital. Desde a atualização da Remume, em 2012, não havia inclusão ou exclusão na lista.

Os sete novos itens são ácido folínico (indicado como adjuvante no tratamento da toxoplasmose) e carvedilol (indicação para hipertensão e angina), incluídos em 2018; e Ceftriaxona 500mg (primeira escolha para tratamento de infecções gonocócicas e uso indicado para Infecções Sexualmente Transmissíveis), Mononitrato de isossorbida (para tratamento de angina estável), Estriol creme, usado para terapia de reposição hormonal, Amiodarona (antirrítmico) e Budesonida spray nasal (indicada para inalação nos casos de rinite alérgica).

A farmacêutica Ana Lúcia Ely Pitta Pinheiro, da Coordenação de Assistência Farmacêutica da SMS, explica que dos sete medicamentos incluídos na Remume, cinco estão disponíveis para dispensação. A Budesonida passa a ser distribuída aos usuários em agosto e a Amiodarona está em processo de compra. A técnica explica que os processos de revisão da Remume passam por avaliação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da SMS.

“Qualquer pessoa pode fundamentar uma solicitação para incluir um medicamento na Remume; basta preencher um formulário e incluir embasamento e estudos que comprovem a eficácia do item”, explica. Todas as solicitações são analisadas, um parecer é formulado e a CFT vota o parecer. Após a aprovação do parecer, é realizado o processo licitatório. Entre a aprovação e a oferta na rede, o prazo pode ser de seis meses. “Para ser aprovado, leva-se em consideração aspectos como se há alternativa terapêutica na Remume, se há fabricante e possibilidade de compra por licitação e impacto econômico da inclusão”, resume Ana Lúcia. O formulário  de revisão da Remume está disponível neste link.

Em 2018, a SMS dispensou 203 milhões de unidades de medicamentos, com aplicação de R$ 23,3 milhões. Em relação ao ano de 2017, o aumento na dispensação foi de 13,8%, com 2,32% de aumento nos recursos. “Aplicamos praticamente a mesma coisa e distribuímos mais medicamentos à população”, destaca Ana Lúcia. Entre as medidas que contribuíram para o aumento da distribuição está a informatização do dispensário, que permitiu a distribuição de medicamentos que eram restritos a farmácias distritais para unidades de saúde, facilitando ainda mais o acesso da população aos medicamentos prescritos.

No primeiro quadrimestre de 2019, foram entregues 799.406 medicamentos da lista básica a  331.707 usuários do SUS em unidades de saúde. Nas dez farmácias distritais o número alcançou 723.890 medicamentos, a 267.726 usuários que fazem uso, além de medicamentos básicos, de medicamentos controlados, antibióticos ou medicamentos potencialmente perigosos. No período, foram aplicados R$ 7,08 milhões pela SMS no setor.

Veja aqui a lista de medicamentos e locais onde encontrar.

Patricia Coelho

Fabiana Kloeckner