Residentes do GHC recebem capacitação em imunizações

03/04/2019 16:05

Um grupo de profissionais que integram o Programa de Residência Multiprofissional do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) participou na manhã desta quarta-feira, 3, de uma capacitação sobre a importância da imunização como estratégia de saúde pública. A atualização profissional foi ministrada pela enfermeira Bianca Ledur Monteiro, da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde

A Residência Multiprofissional faz parte do Programa de Saúde da Família e Comunidade do GHC. Todos os residentes são de áreas da saúde.

Entre os assuntos tratados no encontro, destaque para a origem da vacinação, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), rede de frio e logística, distribuição dos imunobiológicos, calendário vacinal e especificações de vacinas, erros de imunização e eventos adversos pós-vacinação.

Na abertura do encontro, Bianca destacou que a imunização está entre as três mais importantes estratégias de saúde pública, junto da água potável e do saneamento básico. “A imunização é a segundai intervenção com maior impacto na redução de morbimortalidade da população mundial, antes dos antibióticos e atrás apenas da água potável e do saneamento básico”, exaltou.

A enfermeira também frisou a importância da integração entre serviços de saúde e de educação para a formação profissional e para o atendimento da população, nos serviços de saúde, em especial na atenção primária.

A capacitação foi feita a pedido do Núcleo de Ensino de Enfermagem da Saúde Comunitária do GHC.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil