Sábado é dia D de Vacinação contra Pólio e Sarampo

14/09/2018 08:36
Cristine Rochol / PMPA
Devem ser vacinadas crianças entre um e cinco anos incompletos

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) irá abrir 109 salas de vacina, em todas as regiões da Capital, neste sábado, 15, segundo dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo – o primeiro ocorreu em 18 de agosto. O horário de vacinação nos locais será das 8h às 17h. Das 140 Unidades de Saúde da Capital, 16 delas atingiram a meta de vacinação de 95% e não devem abrir neste sabado. Outras 15 unidades de saúde permanecem fechadas por reforma em salas e equipamentos dos locais.

Unidades de Saúde que irão abrir

Inicialmente, a campanha de vacinação de crianças de um ano a menores de cinco anos terminaria em 31 agosto. Como a meta de imunizar 95% do público-alvo não foi alcançada, o ministério decidiu prorrogar por 15 dias o prazo, atendendo a uma solicitação do órgão municipal. Em Porto Alegre, são 65.181 crianças dessa faixa etária, de acordo com a estimativa do governo federal. Os 95% de meta, na Capital, correspondem a 61,9 mil crianças.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, no sábado, as pessoas podem buscar a unidade de saúde mais próxima de suas residências para imunizar seus filhos. “Buscamos todas as formas de dar acesso facilitado aos serviços, mobilizando mais de 2 mil profissionais para atender ao público”, reforça Harzheim. Durante as últimas semanas, a SMS realizou ações para sensibilizar a população em escolas e anúncios em locais de grande circulação, além de intensificar visitas domiciliares para buscar o aumento da cobertura vacinal.

Apesar dos surtos registrados na região Norte do país e de casos surgidos na capital gaúcha, o índice de cobertura vacinal ainda é considerado bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. De acordo com os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, no início da tarde desta quinta-feira, 13, a cobertura vacinal em Porto Alegre é de 69,34% para poliomielite (45.196 doses) e 69,53% para sarampo (45.322 doses). No Rio Grande do Sul, os percentuais são de 92,83% e 92,49%. No país, 93,83% e 94,07% respectivamente.

Como já foi realizado passe-livre no dia 18 de agosto, Dia de Divulgação e Mobilização Nacional, as linhas de transporte coletivo vão circular com a tarifa normal. No entanto, para facilitar o deslocamento da população neste sábado, os táxis vão oferecer 40% de desconto em todas as corridas chamadas pelo aplicativo do Sintáxi. As empresas Uber, Cabify e Pop informaram que vão oferecer descontos por meio de códigos promocionais - que serão informados pelas empresas aos seus clientes.

Devem ser vacinadas crianças entre um ano e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo crianças que já tenham sido vacinadas contra pólio ou sarampo devem ter a situação vacinal analisada. Por isso, pais e responsáveis devem levar ao posto a caderneta de vacinação das crianças e o Cartão SUS. No dia D, somente estarão nas unidades de saúde as duas vacinas da campanha – contra poliomielite e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O que: Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo
Quando: 15 de setembro
Horário: das 8h até as 17h
Público-alvo: crianças de 1 a 5 anos
Onde: 109 Unidades de Saúde de Porto Alegre

Durante a semana

Até esta sexta-feira, 14, a prefeitura disponibilizará a imunização em 129 salas das Unidades de Saúde em todas as regiões da cidade, das 7h até as 17h. Unidades de Saúde Modelo, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h e a Clínica da Família na Restinga até as 20h.

Elisandra Borba