Saúde apoia 1º Fórum Gaúcho de Asma e Asma Grave

12/07/2019 14:18

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá apoiar o 1° Fórum Gaúcho de Asma e Asma Grave, que acontece neste sábado, 13, no Hospital Moinhos de Vento. Promovido pela Associação Crônicos do Dia a Dia, o evento irá discutir o cenário atual, perspectivas de tratamento e políticas públicas sustentáveis.

A ação vai reunir profissionais da saúde e pessoas que convivem com a condição. Estão confirmadas as participações dos médicos: Paulo Pitrez, João Lima, Rafael Stelmach, Manuela Cavalcanti, Diego Branderburg e Daniela Blanco. As inscrições gratuitas estão abertas e devem ser feitas pela internet, na página bit.ly/forumgauchoasma.

Saiba mais - Doença crônica que afeta as vias respiratórias, a asma atinge aproximadamente 20 milhões de brasileiros. Desse total, 10% enfrentam a forma grave da doença, sendo que, entre 60-90% dos casos, ela não está controlada. É a doença crônica mais comum no país.

Entre os sintomas estão tosse, chiado ou aperto no peito, falta de ar, com limitações aos exercícios, perda escolar ou no trabalho. A qualidade de vida de quem enfrenta a asma pode ser muito prejudicada, com visitas frequentes a salas de emergência e internações hospitalares.

Porto Alegre -  Estudo publicado pelo grupo de pesquisa do Dr. Paulo Pitrez, com a participação de 2.500 alunos de escolas públicas de Porto Alegre, mostrou que 20% das crianças são asmáticas, metade não tem a doença controlada, somente 30% usam medicação preventiva contínua e cerca de 33% têm perda escolar no último ano. Além disso, metade das crianças usou corticóide oral nos últimos 12 meses e 8% foram hospitalizadas em função da doença.

SERVIÇO:

Evento: 1º Fórum Gaúcho de Asma e Asma Grave

Data: dia 13, sábado 

Horário: 14h às 18h

Local: Hospital Moinhos de Vento 

Anfiteatro Schwester Hilda Sturm - 4º andar (rua Ramiro Barcelos, 910)

Inscrições:bit.ly/forumgauchoasma

 

 

Taís Dimer Dihl