Saúde capacita maternidades para administração de vacina BCG

15/01/2019 08:42

Profissionais da área de enfermagem de centros obstétricos e maternidades dos hospitais da Capital participam, nesta terça-feira, 15, a partir das 14h, de capacitação sobre a administração da vacina BCG em recém-nascidos.

O objetivo, segundo a enfermeira Renata Capponi, do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é melhorar as coberturas da vacina BCG, fazendo com que os recém-nascidos saiam do hospital com a vacina aplicada. “Atualmente, a vacina BCG é aplicada na rede municipal em unidades de referência, em horários e dias específicos, mediante agendamento. A mudança desse processo nas maternidades também vai agilizar o atendimento na cidade, além de reduzir custos otimizando os frascos da vacina”, ressalta a técnica da SMS.

A vacina BCG protege contra formas graves de tuberculose. Crianças devem receber a dose o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, tendo como data limite para administração a idade de 4 anos, 11 meses e 29 dias (menos de cinco anos). Se o bebê nascer com menos de dois quilos, a vacinação deve ser adiada até que este peso seja atingido.

Patricia Coelho

Fabiana Kloeckner