Saúde confirma 71 casos de infecção pelo vírus influenza em 2019

08/08/2019 11:26
Robson da Silveira/SMS PMPA
Vacina contra influenza continua à disposição em 13 unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu boletim informativo sobre o perfil de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes de Porto Alegre, no qual são confirmados 71 casos, com registro de seis óbitos. Os dados se referem até o último dia 3 (dados cumulativos, até o final da semana epidemiológica 31).

São notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) da SMS suspeitas de infecção de Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes com internação hospitalar. De acordo com o documento, 44 (61%) foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H1N1, 22 (30%) pelo subtipo AH3N2, três para Influenza A não subtipado e dois por Influenza B. Em relação aos óbitos, três foram provocados por AH1N1, dois por AH3N2 e um pelo A não subtipado.

O médico Juarez Cunha, da Vigilância em Saúde municipal, explica que, com exceção do vírus A não subtipado, os demais têm proteção pela vacina contra influenza, oferecida pela rede pública de saúde desde o mês de abril. “Os números publicados no boletim indicam que os grupos de risco elencados pelo Ministério da Saúde para a vacinação concentram a maior parte dos casos confirmados da doença”, exalta o médico.

Dos 71 casos confirmados, 52 foram em pacientes de grupos de risco, sendo 21 crianças menores de cinco anos, 19 pessoas com idade superior a 60 anos, além de pessoas com doenças pré-existentes. Em relação aos óbitos, um foi de criança menor de cinco anos e cinco de pessoas com mais de 60 anos.

A vacina contra influenza continua à disposição da população em geral em 13 unidades de saúde mantidas pela SMS (quadro a seguir). O estoque é de cerca de 12 mil doses da vacina. Desde o início da campanha de vacinação na cidade, em abril, aproximadamente 624 mil pessoas receberam a vacina contra influenza.

Unidades de saúde com vacina contra influenza após término da campanha:

• Centro – Unidades de saúde Modelo (até 22h), Santa Marta e Santa Cecília
  • Glória/Cruzeiro/Cristal – Unidade de Saúde Vila dos Comerciários
  • Leste/Nordeste – Unidade de Saúde Bom Jesus
  • Norte/Eixo Baltazar –  Unidades de saúde Rubem Berta e Ramos (até 22h)
  • Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas – Unidade de Saúde IAPI
  • Partenon/Lomba do Pinheiro – Unidades de saúde São Carlos (até 22h) e Panorama
  • Restinga – Unidade de Saúde Belém Novo e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes (até 20h)
  • Sul/Centro-Sul – Unidade de Saúde Tristeza (até 22h)

Patrícia Coelho

Taís Dimer Dihl