Saúde dispõe de autoteste de HIV para públicos específicos

11/11/2019 08:17
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SAÚDE
Estratégia busca aumentar a autonomia do indivíduo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a distribuição de autoteste de HIV para populações que historicamente enfrentam dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Entre o público-alvo, estão incluídos homens que fazem sexo com homens, população trans, profissionais do sexo, pares e parcerias sexuais de pessoas em profilaxia pré-exposição, que é a combinação de dois medicamentos utilizada em situações específicas para impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

Para a Coordenação de Infeções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids, a estratégia representa mais um passo frente aos esforços para aumentar a autonomia do indivíduo. "A estratégia é indicada principalmente para aqueles não alcançados pelos serviços ou que precisam ser testados com mais frequência devido à exposição contínua ao risco, ou seja, devido à maior vulnerabilidade de adquirir HIV", diz a coordenadora da área, Caroline Zacarias.
  
O autoteste de HIV é muito simples de fazer, e o resultado é observado em 20 minutos após a realização. Funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde através de punção digital, com a diferença de ser realizado pelo próprio usuário, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia.
 
Em Porto Alegre, o autoteste de HIV está disponível ao público-alvo pelo Sistema Único de Saúde em serviços especializados de referência e ONGs parceiras da SMS.

  • Serviços especializados:

SAE Santa Marta - Rua Capitão Montanha, 27, Centro – Fone 3289-2926
SAE IAPI - Rua Três de Abril, 90, Passo d'Areia – Fone 3289-3435
SAE Centro de Saúde Vila dos Comerciários - Rua Moab Caldas, 400, Vila Cruzeiro – Fone 3289-4082 

  • ONGs:

Igualdade - Rua dos Andradas, 1560 - Centro 
Somos - Rua dos Andradas, 1560, 6º andar – Centro
Casa Fonte Colombo - Rua Hoffmann, 499 – Floresta

Outras informações sobre infeções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.

 

Vanessa Conte

Rui Felten