Saúde leva testes rápidos ao bairro Floresta nesta segunda

13/05/2019 08:33

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará no bairro Floresta, nesta segunda-feira, 13, com orientações de prevenção, distribuição de preservativos e testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Das 18h às 22h, o ônibus estaciona na Associação Cultural Vila Flores (rua São Carlos, 753), quando integra ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltada a profissionais do sexo, promovida pela equipe da Unidade Santa Marta, área de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (ISTs) e Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).

A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. O trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção.

Integram a ação sete trabalhadores, entre agentes comunitários de saúde, dentistas, médica, enfermeira e técnica de enfermagem. Conforme o agente comunitário de saúde Gustavo Vargas, o acompanhamento começou há quatro anos e inclui orientações de saúde bucal, roda de conversa, distribuição de preservativos masculinos e femininos, acompanhamento de quadros de hipertensão, diabetes e demais questões de saúde.

“Buscamos um olhar voltado à saúde integral desse público, com orientações mais direcionadas às mulheres, homens, transexuais, travestis e lésbicas, por exemplo”, explica o agente comunitário de saúde Vinicius Luzzi. “Como a secretaria tem promovido ações de prevenção a ISTs, a equipe começou um trabalho mais direcionado a esse público, que está muito ativo na área de atuação da unidade”, afirma. À medida que a equipe evoluiu nos acompanhamentos, fortalecendo o vínculo, foi possível expandir as ações, até contemplar quem atua no turno da noite.

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Vanessa Conte

Andrea Brasil