Saúde leva testes rápidos e atividades à Feira do Livro

12/11/2018 08:40

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estarão disponíveis durante a programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, pela unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Nesta segunda-feira, 12, o ônibus estará estacionado na rua Capitão Montanha, entre o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e o Banrisul, das 13h às 20h. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção.

Com dois consultórios para atendimento à população, o resultado dos exames sai em apenas 30 minutos. Após a realização dos testes, pessoas com casos confirmados de sífilis podem receber tratamento, com a aplicação da primeira dose de penicilina. A equipe é composta por servidores municipais da área da saúde. "A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual", orienta a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids da SMS, Marina Dias.

Atividades - O estande da prefeitura na Feira do Livro estará com diversas informações e atividades voltadas à saúde da pessoa com deficiência, do imigrante e da população negra. Às 14h e 18h30, será apresentada esquete teatral retratando casos de racismo e o quanto atitudes desse tipo prejudicam a saúde. Um banner também indicará o contato da SMS para imigrantes, destacando da importância do cuidado em saúde em vários idiomas.

O livro digital Semeando o Baobá - Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre será lançado às 16h. A publicação conta com a colaboração de trabalhadores da rede do Sistema Único de Saúde na Capital, universidade e colaboradores. Traz relatos de experiências e artigos científicos acerca da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Além do dia 12, a SMS estará no estande institucional da prefeitura na quarta-feira, 14.

Programação de segunda-feira, 12 de novembro:

12h30 - Abertura do estande
13h às 20h - Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C na unidade móvel do projeto Fique Sabendo
14h e 18h30 - Apresentação da esquete teatral Racismo faz mal à saúde
16h - Lançamento do livro digital Semeando o Baobá - Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre
A programação pode ser alterada em caso de chuva forte.

A 64ª Feira do Livro prossegue até 18 de novembro. No estande institucional, a Prefeitura de Porto Alegre divulga serviços e ações do município. Na programação, palestras, seminários e atividades de literatura, danças e oficinas, além de ações educativas e de orientação na saúde. Os frequentadores também poderão registrar presencialmente as demandas e pedidos de serviços no sistema de atendimento 156.

Vanessa Conte

Denise Righi