Saúde leva testes rápidos a moradores em situação de rua

14/12/2018 09:01
Cristine Rochol/PMPA
SAÚDE
Resultado sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento

A próxima parada da unidade móvel do projeto Fique Sabendo será nesta sexta-feira, 14, quando o ônibus estará estacionado na Praça Pinheiro Machado, na esquina das avenidas Farrapos e Brasil, das 14h às 16h30, durante o evento Passando na Praça, voltado a moradores em situação de rua. Serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.  Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui ainda distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. 

A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em apenas 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento, com aplicação da primeira dose de penicilina. 

O objetivo do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. "A ideia ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida", informa a titular da Coordenação de Infeções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil