Saúde promove atividades de incentivo à amamentação neste sábado

23/08/2018 09:27
Cristine Rochol / PMPA
SMS, através da Ger. Políticas Públicas de Cuidado em Saúde (Nutrição), promove esquete teatral como o grupo teatro Luz & Cena: "Falar de mãe é falar de amor", alusiva ao Dia Municipal da Amamentação e Semana Mundial da Amamentação. Local: US Osmar Freitas
Esquete teatral fala da importância do apoio à mãe durante a amamentação

Consultorias em aleitamento materno, orientação sobre alimentação complementar saudável e manutenção do aleitamento no retorno ao trabalho integram a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste sábado, 25, para celebrar o Agosto Dourado, mês símbolo do incentivo à amamentação, confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno na saúde e nutrição. Das 10h30 às 18h, haverá evento especial ao lado da chaminé da Usina do Gasômetro, com mamaço coletivo previsto para ocorrer às 15h. Todas as mães que amamentam estão convidadas. Em caso de chuva, a programação será adiada.

Serão realizadas atividades culturais, como apresentação de esquete teatral, arrecadação e doação de slings (panos para segurar o bebê) e de potes de vidro para os bancos de leite humano, além de orientação sobre prevenção do câncer de mama e amamentação com o Instituto da Mama RS (Imama). Estão previstas pinturas de barriga, yoga e rodas de conversa sobre maternidade, paternidade e parto, massagem de bebês e oficinas de turbantes (confira programação completa ao final da matéria).

Agosto Dourado – O Mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil em 2017, com a Lei 13.435/2017. Nesse período, se intensificam ações de consciência e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos, encontros com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

De acordo com a área de saúde nutricional da SMS, a melhora dos indicadores de aleitamento materno depende de diversos setores. “Envolve a mobilização das mães, famílias, sociedade e estado para assegurar esse direito à criança”, afirma a assessora técnica Annelise Krause. Conforme a nutricionista, a ação pretende reconhecer o esforço em proteger a saúde das crianças e mulheres. “Será um ato de cidadania e cumprimento de um direito humano, promovendo a autoestima e a confiança de todos que se engajam na promoção do aleitamento materno”, diz.

Amamenta Alimenta Brasil – A Capital integra a estratégia Amamenta Alimenta Brasil desde 2013, com foco no aleitamento materno na atenção básica. Pela iniciativa, são formados tutores que acompanham a capacitação das equipes, pactuando ações de pré-natal, fluxograma de atendimento da mãe e do bebê e monitoramento de indicadores de aleitamento e alimentação. Entre os objetivos está desenvolver ações sistêmicas individuais ou coletivas para a promoção do aleitamento materno e a alimentação complementar saudável e monitorar os índices de aleitamento e alimentação complementar.

Programação completa sábado, dia 25:

Atividades permanentes - 10h30 às 17h30
Consultorias em aleitamento materno, orientação sobre alimentação complementar saudável com nutricionistas e tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil da SMS, arrecadação e doação de slings (panos para segurar bebê) e potes de vidro para os bancos de leite humano e escolas de educação infantil, orientação sobre manutenção do aleitamento materno no retorno ao trabalho e de prevenção do câncer de mama e amamentação com o Instituto da Mama RS (Imama).

Rodas de conversa
11h - Maternidade, feminismo e o direito de amamentar - União Brasileira de Mulheres e Comitê Mulheres e Suas Vozes
13h30 - Paternidade, cuidado e amamentação - Carlos Silva (Secretaria Estadual de Saúde - Política de Saúde do Homem) e Alberto Bigatti (blog Pai Mala)
14h30 - Parto, boas práticas e violência obstétrica - Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento - RS
15h30 - Amamentação e a importância da rede de apoio - enfermeira Rejane Seibel e nutricionista Susana Fernandes Rosa, da SMS

Atividades paralelas
11h - Oficina de turbantes e slings (panos para segurar o bebê) - Promotoras da Saúde da População Negra
11h - Pintura na barriga e plano de parto - Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento
13h - Prática de yoga para engatinhantes - Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento
14h30 - Atividade para as crianças: Amamentação é a base da vida - Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM-PIA)
15h30 - Conversa de Àyabás (rainhas Africanas responsáveis pela fecundidade) - Promotoras da Saúde da População Negra
16h - Prática de massagem para bebês e banho de balde - Coletivo pela Humanização do Parto e do Nascimento

Mamaço e atividades culturais
15h - Esquete teatral sobre Aleitamento Materno - Teatro Luz & Cena (orla do Guaíba, em frente à Usina do Gasômetro)
15h - Mamaço coletivo – Foto oficial na orla, em frente à Usina do Gasômetro
15h30 - Esquete teatral sobre Aleitamento Materno - Teatro Luz & Cena (na praça Júlio Mesquita - em frente à usina do Gasômetro)
17h30 - Mamaço no pôr-do-sol (se condições climáticas permitirem)

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos ou mais, e que nos primeiros 6 meses o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Conheça os benefícios da amamentação.

Leia mais: Atividades de saúde marcam Agosto Dourado na Capital

Denise Righi