Saúde realiza operação para manter atendimento de gestantes

17/09/2018 10:28
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Centro Obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hospital Fêmina está sem atendimento para a reforma estrutural nas colunas hidrossanitárias - vazamento ocorrido em fevereiro deste ano causou o fechamento da casa de saúde e atingiu diversos setores da instituição. As obras de reforma iniciram no último sábado, dia 15, e devem durar, pelo menos, dois meses.

Com o objetivo de causar menor impacto na rede, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMPV) abrirá mais quatro leitos de UTI Neonatal e seis leitos de UCI. O Fêmina conta atualmente com dez leitos de UTI Neonatal e 20 leitos de UCI (cuidado intermediário neonatal). Durante o período de reforma, a instituição terá seis leitos de UTI Neonatal e 12 leitos de UCI em funcionamento em outra área do hospital. A medida busca manter a capacidade de atendimento nesse segmento.

“A orientação para os serviços de saúde que necessitarem transferir gestantes ou recém nascidos para UTI/UCI neonatal é acessar os painéis das maternidades,  identificando a maternidade com condições de receber o paciente”, destaca o secretário municipal de saúde, Erno Harzheim. A SMS e Secretaria Estadual de Saúde acertaram que esta orientará as maternidades da Região Metropolitana e Interior para evitarem encaminhar gestantes de baixo risco de suas regiões para as maternidades de Porto Alegre, especialmente durante esse período.

Fabiana Kloeckner