Saúde vistoria estrutura do Festival Gastronômico Gourmet

31/08/2018 18:20
Patrícia Coelho / Divulgação PMPA
SAÚDE
Ação verificou itens da estrutura do evento

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vistoriou na tarde desta sexta-feira, 31, as estruturas do Festival Gastronômico Gourmet. O evento será realizado neste sábado, 1º, e domingo, 2, no andar térreo do edifício garagem do Praia de Belas Shopping. A ação foi coordenada pela médica veterinária Roxana Nishimura, da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da secretaria. Uma equipe da EVA estará no local na manhã deste sábado para avaliar os processos de trabalho. “Nossa intenção é garantir que o festival ofereça alimentos seguros, com qualidade, para todos que visitarem o espaço”, disse.

Os trâmites para liberação do Festival Gastronômico junto à Vigilância Sanitária da Capital começaram em julho. Além da análise documental, foram realizadas reuniões com os organizadores para orientação de todos os itens exigidos pela legislação sanitária visando à segurança da manipulação e oferta de alimentos. Ela destacou que neste evento há uma inovação. Como os participantes são empresas de Porto Alegre e de fora da cidade, a Vigilância em Saúde solicitou que uma responsável técnica permaneça no local durante a realização do festival. “Essa profissional vai supervisionar temperatura, procedimentos, forma de acondicionamento e montagem dos alimentos servidos ao público”, explicou. 

Segundo Nelson Ferman Jr., da Núcleo Food, empresa responsável pela curadoria do festival, Porto Alegre sedia a 37ª edição do encontro, que é realizado no país desde 2013. “Nossa ideia é promover a gastronomia; servir comida boa, feita por gente bacana, com preço justo”, enfatizou.

O Festival Gastronômico Gourmet vai funcionar das 12h às 21h, nos dois dias de evento. Serão 12 serviços de alimentação e um bar disponível para atender o público. Com entrada gratuita, o espaço tem capacidade para atender simultaneamente em torno de 600 pessoas. Ferman lembrou que em todas as realizações do festival, promovido pelo grupo Iguatemi, mais de 350 mil pessoas foram atendidas. “Vendemos mais de um milhão de porções de comida”, destacou. 

Participam do evento os seguintes restaurantes e chefs: Alecrim e Alfazema, Bazkaria Pizzaria, Brava Gastrobar, Chef Lucas Corazza  e Modi Gastronomia, de São Paulo, (SP), Farelo Padaria, O Xiss, Pueblo, Restaurante Galangal, Restaurante Zero Sen, Usina de Massas e Valkiria Café. 

Acesse o site para outras informações, incluindo cardápio e preços. 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes