Semana destaca papel da enfermagem na atenção primária

17/05/2019 08:45
Robson da Silveira/SMS PMPA
SAÚDE
Semana irá capacitar em torno de 800 profissionais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) promovem até esta sexta-feira, 17, ações que marcam a 2ª Semana de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde. A programação acontece no auditório do Centro Universitário Metodista - IPA (rua Coronel Pedro Salgado, 80, prédio A) e inclui capacitação para cerca de 800 profissionais.  

A ideia é atualizar conhecimentos técnico-científicos e trocar experiências entre as diversas realidades do dia a dia dos profissionais. A abertura será às 9h com as presenças do secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem do RS, Daniel Menezes de Souza. Na ocasião, será realizado o lançamento oficial dos Protocolos de Enfermagem de Rastreamento de Neoplasias e Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

O programa inclui palestras, debates e espaços de discussão que contribuam para qualificar a prática diária dos profissionais da área no atendimento à população de Porto Alegre. Em pauta, temas como as atribuições da enfermagem, implicações na prática clínica, processos de trabalho, autocuidado apoiado nas doenças crônicas, emergência e o papel da equipe de enfermagem, puerpério e implicações clínicas. Também haverá oficinas sobre os cuidados do cuidador, úlcera venosa e violência sexual contra a criança e o adolescente.

Hoje, são mais de 1,1 mil profissionais da área na atenção primária na Capital, distribuídos nas unidades de saúde e serviços especializados. Entre os objetivos da semana está a valorização da enfermagem, contemplando todas as categorias: enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O evento conta com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem do RS e do Centro Universitário Metodista - IPA. 

Vanessa Conte

Taís Dimer Dihl