Seminário aborda aleitamento materno e alimentação complementar

17/12/2018 13:38

Divulgar as políticas públicas de estímulo ao aleitamento materno está entre os objetivos do Seminário do Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da Capital, que ocorre nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, no Anfiteatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Com o tema Enxergando a rede que nos constrói, o evento reúne cerca de 150 trabalhadores e pesquisadores e vai das 8h às 17h30. O comitê é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN). (fotos)

Na tarde desta terça-feira, 18, será exibido o filme Tigers, do diretor-escritor e vencedor do Oscar Danis Tanovic, às 14h. O filme tem 90 minutos de duração e denuncia o lobby da indústria de leite artificial e seu consequente prejuízo à saúde dos bebês. Ao final da sessão, haverá debate com a advogada e membro da IBFAN Brasil, Fabiola Cassab. Às 19h, ocorre exibição extra no Anfiteatro da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com entrada gratuita. O filme foi lançado no Festival de Cinema de Toronto, Canadá, San Sebastian, Espanha e Zurique, na Suíça, em 2014, e no Festival de Cinema de São Paulo, em 2015.  

"A ideia também é apresentar a rede de atenção de apoio ao aleitamento materno do município e divulgar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas com as temáticas do seminário", afirma a coordenadora do comitê pela SMS, nutricionista Annelise Krause. A programação inclui palestras, troca de experiências e apresentação da esquete teatral Falar de mãe é falar de amor, que já foi levada a mais de 80 serviços da rede municipal de saúde. A encenação mostra as dúvidas e receios de uma jovem grávida quanto a amamentar o filho. As dúvidas são esclarecidas com humor pela sogra e o sogro, que têm mais experiência, mas também pelo jovem marido, que traz várias informações do posto de saúde. "Um ambiente familiar que dê suporte para que a mãe siga amamentando é o passo inicial do sucesso deste momento tão importante no desenvolvimento do bebê", enfatiza Annelise.

Confira a programação:

17 de dezembro
8h30 Abertura
9h Palestra de abertura
10h Intervalo
10h15 Apoio materno para além dos serviços de saúde
10h45 Experiências de ponta
12h às 13h30 Intervalo
13h30 Maternidades: expectativas e realidades possíveis
15h Intervalo
15h15 Bancos de Leite Humano - o banco que salva vidas!
16h30 Internação pediátrica - hábitos alimentares de crianças internadas
17h Encerramento

18 de dezembro
8h30 Noções básicas de aconselhamento e manejo clínico do aleitamento materno
10h30 Intervalo
11h Ambulatório da linguinha da Ufrgs. Fluxo de atendimento em frênulo lingual curto
12h às 13h30 Intervalo
14h Apresentação do filme Tigers
15h15 Intervalo
15h30 Alimentação na primeira infância: dos nós às redes
17h Encerramento  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil