Software qualifica notificação de agravos da saúde do trabalhador

05/04/2019 16:09

O Termo de Compromisso entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público do Trabalho para um software que automatiza as notificações dos agravos de interesse da vigilância em saúde do trabalhador foi assinado nesta sexta-feira, 5. O projeto receberá investimento de R$ 389.323,00, oriundo do MPT. 

“Para prevenirmos as doenças e os acidentes de trabalho, precisamos conhecer do que morrem e adoecem os trabalhadores. As fichas que coletam esses dados são muito extensas, o que torna difícil o preenchimento durante o atendimento”, explica Fabiana Hermes, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da SMS.

O diretor da Vigilância em Saúde, Anderson de Lima, destacou que o objetivo do software será alertar o profissional de saúde quando o agravo deve ser comunicado, coletar os dados que os sistemas de informação em saúde não tem e extrair aqueles que já são conhecidos: 

“O software reduzirá à metade os campos a serem preenchidos, sendo que a maioria das informações são de múltipla escolha”.


O projeto de desenvolvimento do software deve ser concluído ainda no primeiro semestre. Fabiana ressalta que a automatização das fichas identificará o agravo na rede de atendimento com maior precisão, tornará mais ágil o trabalho dos profissionais que estão na assistência, eliminará o papel, o transporte físico das fichas e sua digitação. 

“O sistema vai permitir conhecimento mais aprofundado da realidade que envolve acidentabilidade, adoecimento e mortalidade, permitindo adoção de políticas públicas e de estratégias de mensuração da resolutividade”, exaltou o procurador do MPT Rogério Fleishmann.


Segundo a coordenadora do Cerest, o novo programa será mais uma ferramenta que vai contribuir para o conhecimento da realidade acerca dos acidentes de trabalho na Capital. Em 2017 e 2018, após melhorias nos sistemas de informação da saúde, foram identificados 10.948 acidentes de trabalho, um aumento de 13,19% quando comparado com o ano anterior. 

“Nossa expectativa, a partir da utilização do sistema, é conseguir identificar cerca de 30 mil acidentes e agravos relacionados á saúde do trabalhador”, projeta Fabiana. 


O sistema informatizado de notificações compulsórias em saúde do trabalhador será integrado aos sistemas de informações assistenciais dos serviços da rede de atenção à saúde da Capital. 

“Transparência e integração são ferramentas essenciais para qualificação dos serviços e atendimento à população e aos trabalhadores”, diz o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, que foi um dos signatários do documento. 


Também assinaram o Termo de Compromisso o procurador do MPT Rogério Fleischmann, o diretor da Vigilância em Saúde, Anderson Lima e a Coordenadora do Cerest Porto Alegre, Fabiana Hermes.

 

Patrícia Coelho

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes