Ações de segurança serão fortalecidas durante a Copa América

14/06/2019 18:39
Joel Vargas/PMPA
SEGURANÇA
Agentes da Guarda estão no entorno da Arena do Grêmio

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) vai fortalecer ações de segurança e controle dos espaços públicos do município e atuar em ações de prevenção, operacionais e reprimindo atos de violência durante os jogos da Copa América em Porto Alegre. Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Inteligência e do Centro Integrado de Comando (Ceic) atuarão de forma integrada com as demais forças de segurança do Estado. “A segurança pública municipal atuará engajada na Copa América”, afirma o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira. 

A Guarda Municipal estará com agentes no entorno da Arena apoiando o policiamento ostensivo e juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) irá coibir o comércio ilegal de mercadorias. Também vai garantir a execução dos serviços prestados pelos agentes públicos municipais e apoiará os órgãos em suas atividades durante o evento. Duas equipes de efetivo da GM vão colaborar na escolta motorizada juntamente com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Nos dias de jogos do Brasil, a GM atuará com equipes de policiamento e patrulhamento no entorno da festa Arena Nº1, que ocorrerá no Anfiteatro Pôr do Sol. Também haverá patrulhamento no Largo Glênio Peres e Largo Zumbi dos Palmares para monitoramento e segurança dos turistas. As equipes da GM lotadas no Ceic vão acompanhar, através das câmeras de videomonitoramento, diversos locais da cidade. 

O Centro Integrado de Comando (Ceic) atuará como Posto Diretor de Rede das atividades municipais, em especial das ações e operações da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Vigilância em Saúde, Samu e EPTC, realizando a integração e acompanhamento das ações de mobilidade, fiscalização e serviços de emergência do município. O Ceic vai estar apto para o acionamento da Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae). 

As ações de videomonitoramento continuam sendo realizadas junto ao Ceic, além do compartilhamento e integração de câmeras, através de atividades vinculadas ao sistema de cercamento eletrônico da cidade, onde as informações de furto/roubo em veículos e irregularidades administrativas são disponibilizadas ao Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para ações operacionais. 

Já a área de inteligência vai trabalhar em parceria com o Departamento de Inteligência de Segurança Pública (DISP) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN-RS) oferecendo condições para os gestores na tomada de decisão. 

Em casos em que houver a necessidade de intervenção, a Defesa Civil de Porto Alegre realizará ações articuladas com a Coordenadoria Regional e Estadual de Defesa Civil. Também irá realizar medidas preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservando a população e restabelecendo a normalidade social, especificamente nas áreas de risco da cidade.

 

 

Denise Righi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes