Calor e abafamento podem trazer chuva forte

17/12/2018 09:50

A segunda-feira, 17, começou com tempo bom em Porto Alegre e com temperaturas elevadas, dando a sensação de abafamento. Durante o dia, as nuvens aumentam e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite vendaval. Há probabilidade de chover 18 milímetros. O calor segue nesta terça-feira, 18, em praticamente todo o Estado. Com a temperatura alta e a umidade disponível na atmosfera, há formação de chuva no período da tarde, com risco para temporais para a Capital. De acordo com a Defesa Civil e a MetSul Meteorologia, os ventos podem chegar a 17 km/h durante a chuva.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a segunda metade do mês de dezembro terá altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul e na Capital. “Vamos ter uma alta frequência de chuva e um grande número de dias com registro de chuva e que irá afetar a média histórica em Porto Alegreâ€, destacou Estael Sias, meteorologista da MetSul. 

Confira a previsão do tempo:

Segunda-feira, 17: o sol aparece, mas as nuvens aumentam e no decorrer da tarde para a noite e provocam pancadas de chuva. A chuva será forte com raios e trovoadas em alguns momentos e há risco de temporal. O vento sopra fraco do quadrante Oeste/Sul, mas com a instabilidade o vento pode ser forte. A temperatura terá maior elevação e provoca sensação de intenso calor e abafamento. Mínima de 22°C e máxima de 36°C. 

Terça-feira, 18: muitas nuvens provocam chuva ao longo do dia. A chuva será forte ocasionalmente com raios e trovoadas e com volumes elevados. O vento sopra fraco a moderado do quadrante Leste/Sudeste. A temperatura sobe menos. Mínima de 21°C e máxima de 32°C. 

Quarta-feira, 19: o sol aparece com variação de nuvens, mas períodos de maior nebulosidade provocam pancadas de chuva, sobretudo no decorrer da tarde para a noite. Não se descarta chuva localmente forte e risco de temporal. O vento sopra do quadrante Sul fraco a ocasionalmente moderado. A temperatura volta a subir provocando calor e abafamento.

Quinta-feira, 20: o sol até aparece entre nuvens, mas haverá muitas nuvens que provocam chuva em alguns momentos no decorrer do dia. O vento sopra fraco do quadrante Leste/Sul. A temperatura sobe menos, mas permanece elevada. Mínima de 22°C e máxima de 30°C. 

Sexta-feira, 21: o sol aparece com variação de nuvens, entretanto períodos de maior nebulosidade voltam a provocar chuva no decorrer do dia. O vento sopra fraco a ocasionalmente moderado do quadrante Oeste. A temperatura terá menor elevação, mas ainda deixa o ar abafado. Mínima de 20°C e máxima de 29°C. 

Guga Stefanello

Denise Righi