Cercamento eletrônico ajuda a reduzir roubo de veículos em 45%

20/06/2019 08:55
Joel Vargas/arquivo PMPA
Cercamento eletrônico ajuda a reduzir roubo de veículos em 45%
Pardais receberam câmeras que fazem reconhecimento de placas
O roubo de veículos em Porto Alegre caiu 45%, entre 1º e 17 de junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, foram registrados 216 roubos. Já em 2018, foram 393. Os dados são da Agência Regional de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital, da Brigada Militar. Entre os fatores que contribuíram para a redução das ocorrências estão a maior agilidade na troca de informações entre Município e Estado, monitoramento das vias internas da cidade e uso do Detetive Cidadão, funcionalidade do aplicativo #EuFaçoPoa.

Segundo o levantamento da Polícia Militar, a média de veículos roubados caiu de 23,1/dia para 12,7/dia na primeira quinzena do mês. Se seguir neste ritmo, a estimativa é que este tipo de crime reduza de 8,2 mil para pouco mais de 5,3 mil neste ano. A queda no número de ocorrências já é uma realidade desde o início do ano.  Em janeiro, foram roubados 30,6% veículos a menos que no mesmo mês de 2018; em fevereiro, 38,7%; em março 52,1%; em abril, 44,7%; e em maio, 45,1% menos. Para o comandante-geral do Comando da Brigada Militar, Mário Ikeda, o trabalho focado das polícias e a contribuição da prefeitura têm colaborado para a diminuição dos indicadores da criminalidade. “O cercamento eletrônico potencializa o trabalho e dá maior capacidade de análise ao policial”, afirma.

Modernizar a segurança por meio da integração de dados é uma das principais metas do governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior. “O monitoramento é uma ferramenta para a execução de operações de segurança, além de ser fundamental para a queda das ocorrências de furtos e roubos de veículos”, reforça o prefeito. Além do aprimoramento do cercamento eletrônico e do Detetive Cidadão, a prefeitura reorganizou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem como objetivo ampliar a discussão e as ações conjuntas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade em Porto Alegre.

O cercamento eletrônico monitora em média 850 mil placas por dia e 25 milhões/mês, com um índice de alerta diário de cinco carros furtados ou roubados identificados. O sistema começou a ser desenvolvido no ano passado e desde então os pardais vêm recebendo aprimoramentos, com a incorporação de câmeras com OCR (reconhecimento de placas) instaladas nos equipamentos. A Capital conta com 93 locais com esse tipo de câmera. São monitoradas 162 pistas - 115 por pardais, 47 por lombadas eletrônicas e 25 por câmeras de monitoramento (EPTC) com capacidade de captura de placas.

O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre e no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do Estado. “Esse controle colabora nas ações de segurança e nas análises de investigações criminais, já que possibilita identificar e rastrear veículos e suas rotas de fuga”, diz o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), Gabriel Meneghetti.

Detetive Cidadão – Nesta funcionalidade do App #EuFaçoPoa, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal, informando os dados da placa, que passa a ser acompanhada em tempo real. Hoje, mais de 300 policiais militares, civis e federais já utilizam o aplicativo.

A população também está se apropriando, cada vez mais, da tecnologia. Já foram registrados 35 mil downloads do #EufaçoPoa. Só neste mês de junho, quando o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura lançou uma campanha publicitária estimulando a utilização, a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) contabilizou mais de 27 mil novos usuários. O recorde de downloads foi nesta terça-feira, 18, com 12 mil, sendo 8 mil só na plataforma Android.

Desde o início de junho, foram 473 alertas notificados pelo Detetive Cidadão. Destes, 73 foram de ocorrências de furto/roubo, sendo 13 verdadeiros, dos quais 1 veículo já foi recuperado. Dez não foram localizados e 2 foram registrados com outras ocorrências.

COMO BAIXAR O APLICATIVO
Para IOS: https://itunes.apple.com/br/app/eufa%C3%A7opoa/id1245871620?mt=8

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.rs.portoalegre.app

QUATRO PASSOS PARA USAR O DETETIVE CIDADÃO
1 - Fotografe a placa de um veículo suspeito.

2 - Informe a localização do veículo.

3 - Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais.

4 - O veículo passará a ser monitorado em tempo real.

Lissandra Mendonça

Andrea Brasil