Detetive Cidadão: 20 veículos recuperados em três meses

02/09/2019 12:25
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Ferramenta está disponível no aplicativo gratuito #EuFaçoPOA

Vinte veículos foram recuperados com a ajuda do Detetive Cidadão, funcionalidade disponível no aplicativo #EuFaçoPOA, desde junho, quando a campanha para utilização do aplicativo se intensificou. Em agosto, quatro carros voltaram para seus donos, seis em julho e dez em junho. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store e está disponível para plataformas Android e iOS. 

“O uso da tecnologia e de ferramentas inovadoras são fundamentais no combate à criminalidade”, afirma o prefeito Nelson Marchezan Júnior.  Com o aplicativo, a ideia é permitir que cada vez mais pessoas se sintam integradas ao projeto que busca reduzir os roubos e furtos de veículos na Capital.  Segundo dados da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), desenvolvedora do APP, já foram registrados mais de 53 mil downloads do #EuFaçoPoa. 

Com o Detetive Cidadão, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre o alerta de carro roubado ou furtado pelo aplicativo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal, informando os dados da placa, que passa a ser acompanhada em tempo real. O aplicativo não registra o número de quem enviou a foto, garantindo o anonimato de quem faz o alerta.

“O Detetive Cidadão também vem auxiliando os demais municípios do entorno da Capital, e até mesmo de outros estados, na medida em que identifica os carros em situação de roubo ou furto identificados com o auxílio da população ao utilizar a tecnologia, ajudando os órgãos de segurança pública no combate à criminalidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira.  

Como baixar o aplicativo:
iOS
Android

4 passos para usar o Detetive Cidadão:
1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais.
4. O veículo passará a ser monitorado em tempo real

 

 

Lissandra Mendonça

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes