Detetive Cidadão recupera mais dois carros

21/06/2019 10:02
PROCEMPA/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
Três carros já foram devolvidos aos donos no mês de junho

Mais dois carros em situação de furto/roubo foram recuperados com ajuda do Detetive Cidadão, disponível no aplicativo #EuFaçoPOA. Os alertas foram emitidos na tarde desta quinta-feira, 20, feriado de Corpus Christi. Um Renault Logan prata foi localizado às 14h na avenida Manoel Elias e um GM/Corsa vermelho por volta das 16h30 no bairro Floresta. Desde o início do mês e da intensificação da campanha para que a população use o aplicativo, três veículos já voltaram para seus donos. O #EuFaçoPOA está disponível gratuitamente para usuários nas plataformas Android e iOS. 

Com o Detetive Cidadão, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal, informando os dados da placa, que passa a ser acompanhada em tempo real. 

Desde o início de junho foram 690 alertas notificados pelo Detetive Cidadão. Destes, 92 alertas de ocorrências de furto/roubo foram confirmados. 

O cercamento eletrônico monitora em média 850 mil placas por dia, 25 milhões/mês, com um índice de alerta diário de cinco carros furtados ou roubados identificados. São 93 locais com sistema de reconhecimento de placas, 162 pistas são monitoradas, 115 por pardais, 47 por lombadas eletrônicas e 25 câmeras de monitoramento (EPTC) com capacidade de captura de placas. 

O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre e no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do Estado.

Como baixar o aplicativo:
iOS
Android

 

4 passos para usar o Detetive Cidadão:
1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais.
4. O veículo passará a ser monitorado em tempo real

 

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner