Guarda Municipal realiza 432 abordagens e captura fugitivos

15/10/2018 11:32
Joel Vargas/PMPA
SMSEG
Operação teve o objetivo de executar rondas preventivas na cidade

A Guarda Municipal de Porto Alegre encerrou na madrugada desta segunda-feira, 15, a operação Jaguar, deflagrada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A ação teve início em 28 de setembro, abordou 432 pessoas e capturou seis foragidos do sistema prisional. De acordo com a secretária municipal de Segurança, Cláudia Rocha, a operação teve o objetivo de executar rondas preventivas. “As ações seguem a orientação do prefeito Nelson Marchezan Júnior para devolver a sensação de segurança aos porto-alegrenses”, afirma.

Durante o período da operação também houve uma prisão pela Lei Maria da Penha, um encaminhamento por posse de entorpecente, uma prisão por suspeita de embriaguez ao volante com Carteira Nacional de Habilitação vencida e uma prisão por roubo a pedestre e porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com o coordenador da Romu, Glauber Zílio, o resultado da operação Jaguar superou as expectativas. “A operação alcançou resultados expressivos que geraram para o porto-alegrense maior segurança nos parques, praças, viadutos, terminais, ruas e avenidas por onde o grupamento Romu passou”, declara.

A próxima operação está sendo planejada, enquanto isso a Romu mantém participação em ações integradas com órgão municipais e estaduais que ocorrem frequentemente em Porto Alegre.

Histórico - Este ano, a Romu contabiliza 41 operações. Desde março de 2017, já foram realizadas 455 ações integradas com órgãos estaduais e federais, além de 231 ações com diferentes secretarias municipais.

Denise Righi