Prefeitura recebe prêmio em São Paulo por sistema de segurança

22/07/2019 20:25
Divulgação / PMPA
SEGURANÇA
Tecnologia adotada vem resultando em queda nos índices de roubos e furtos de veículos

O case Cidade Inteligente, Cidade Cidadã, Cidade Segura rendeu a Porto Alegre o Prêmio InovaCidade 2019,  concedido pelo Instituto Smart City Business América e entregue nesta segunda-feira, 22, durante a 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Implementado em 2017, o projeto que deu a vitória da premiação à capital gaúcha incorporou às câmeras da cidade um sistema de tecnologia para reconhecimento de placas de veículos, interligado à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. Ao receber alertas de roubo ou furto de veículo, os órgãos de segurança passam a acompanhar a placa em tempo real. Os resultados mostram queda de 40% nesse tipo de crime e recuperação de 35% de carros identificados pelo cercamento eletrônico. São coletados mais de 25 milhões de registros de monitoramento de veículos por mês.

O sistema conta com diversos dispositivos para emissão de alertas, que vão de câmeras fixas a móveis, incorporando a informação em tempo real numa plataforma de serviços integrados em nível municipal e estadual. São aproximadamente 200 câmeras fixas integradas em pardais, lombadas eletrônicas e de administração patrimonial. Mais de 400 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) utilizam o sistema para blitze e apoio na operação de campo integrado do cercamento eletrônico.

Divulgação / PMPA
SEGURANÇA
Premiação foi entregue na capital paulista nesta segunda-feira

Para o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, que recebeu o prêmio em São Paulo, esta conquista destaca um momento histórico para Porto Alegre e o Estado no combate à violência. “Trabalhamos de forma integrada com as demais forças de segurança estadual e federal, e o uso dessa tecnologia nos possibilitou um passo à frente no controle do crime”, afirma.

“Este prêmio reconhece o engajamento da cidade de Porto Alegre e de sua administração à mobilização da tecnologia, da sociedade e do poder público na redução de índices de criminalidade e no aumento do bem-estar geral da população”, ressalta o diretor técnico da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Alexandre Horn.

Participam desta nova engrenagem de segurança pública os seguintes órgãos: Procempa, Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), EPTC, Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic), Secretaria Municipal de Transparência (SMTC), Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP/RS), Detran/RS e Ministério da Justiça.

Mônica Bidesi

Rui Felten