Projeto da Guarda Municipal é apresentado em escola na Vila Nova

15/07/2019 16:15

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leocadia Felizardo Prestes, no bairro Vila Nova, recebe nesta segunda-feira, 15, o projeto Dois Caminhos, Uma Escolha, que é coordenado pela Equipe de Ações Preventivas e Comunitárias (EAPC) da Guarda Municipal. A ação desenvolve um espaço de promoção da cidadania e participação efetiva dos estudantes nas atividades voltadas à prevenção da violência. Cerca de 150 alunos, entre 11 e 15 anos, participarão das atividades que seguem até 31 de julho. A ação ocorre nos turnos da manhã das 10h às 12h e da tarde, das 13h às 15h.

O projeto Dois Caminhos, Uma Escolha aproxima a comunidade escolar da Guarda Municipal e tem como objetivo o aconselhamento e orientação aos jovens. Nas ações também é divulgada, de forma educativa, a importância da atitude como forma de prevenção à violência no ambiente escolar. Nesse aspecto, são apresentadas temáticas como a do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), abordados os riscos e danos de drogas lícitas e ilícitas, os direitos e deveres das crianças e adolescentes, entre outros.

Para o coordenador do projeto, Juliano Padilha, é fundamental a aproximação do agente de segurança com as crianças e adolescentes. “O objetivo é unir esforços para a construção de uma cultura de paz e de práticas sadias alicerçadas nas relações humanasâ€, explica.

Em 2018, o projeto foi desenvolvido em 21 escolas públicas e contou com 3.131 alunos. Neste ano, as Emefs Timbaúva, Mario Quintana, Deputado Victor Issler, Monte Cristo, Carlos Pessoa de Brum e José Mariano Beck já receberam a atividade e 775 alunos participaram da iniciativa.

Denise Righi

Gilmar Martins