Segurança: primeiro mês de ações integradas registra 278 prisões

09/04/2019 10:55
Eduardo Beleske/PMPA
SEGURANÇA
Resultado das quatro operações conjuntas foi apresentado em reunião nessa segunda

O primeiro mês de Operações Integradas Metropolitanas soma 278 prisões, 53 armas recolhidas e mais de 14 mil abordagens. O resultado das quatro ações conjuntas realizadas no mês de março foi apresentado durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) nessa segunda-feira, 8, em reunião na Secretaria de Segurança Pública. O encontro avaliou o trabalho realizado nas quatro operações e também abordou o planejamento de novas ações para este mês.

Porto Alegre e mais 33 municípios da região metropolitana participam das ações integradas. A Secretaria Municipal de Segurança, através da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal (Romu) e Defesa Civil, está presente nas operações integradas. A secretária municipal de segurança, Cláudia Cristina Santos da Rocha, ressalta a importância da integração das forças. “Esse é um resultado de um esforço em conjunto”, finaliza. Além das operações integradas, Claudia lembra da parceria entre município e Estado em outras ações. “O resultado na redução dos crimes também podemos constatar nos números do Cercamento Eletrônico. De janeiro a março foram recuperados 133 veículos de 375 alertas de furto ou roubo que passaram pelo sistema”, explica.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena o Gabinete de Gestão Integrada, ressaltou a importância do trabalho conjunto proporcionado pelas operações. “Este é um trabalho de todos os agentes de segurança pública que estão na linha de frente atuando”, destaca.

O gabinete reúne a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Guardas Municipais, agentes de trânsito e de fiscalização dos municípios da região. A iniciativa também inclui instituições que auxiliam no planejamento e execução das operações, interagindo com demais órgãos do GGIMPOA: Ministério Público do Estado, Receita Estadual, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Justiça do Estado, Justiça Federal no Estado, Ministério Público Federal e Forças Armadas, bem como com representações da sociedade organizada.

Operação integrada - A operação integrada prevê uma série de ações, como fiscalização de trânsito com barreiras em vias urbanas e rodovias, nas áreas de maior vulnerabilidade, enfrentamento ao comércio ilegal, patrulhamentos intensivos nos locais de maior incidência de riscos à população e áreas centrais dos municípios, entre outras.

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública

1ª Operação Integrada Metropolitana (patrulhamento intensivo)
• 123 prisões
• 25 armas