Seminário destaca ações de Defesa Civil para evitar desastres

28/03/2019 12:26
Denise Righi/SMSEG PMPA
SMSEG
Evento reuniu representantes de instituições que têm como objetivo salvar vidas

O Seminário Comunitário de Proteção e Defesa Civil reuniu, nessa quarta-feira, 27, representantes de instituições que têm como objetivo salvar vidas. Promovido pela Defesa Civil de Porto Alegre, o encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, com o objetivo de disseminar a importância das ações na área para a preservação e mitigação dos desastres no município. O evento integra a Semana de Porto Alegre. 

Na abertura, a secretária municipal de Segurança, Claudia Santos da Rocha, destacou a importância da troca de experiências entre os órgãos. “Tenho certeza de que as palestras serão muito ricas e vão agregar novos conhecimentos sobre a área”, diz. 

O primeiro tema abordado foi o Sistema de Proteção e Defesa Civil e a percepção de riscos. O coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil do Município de Porto Alegre, Telmo de Castro Soares Filho, falou que a Defesa Civil é acionada em todo o país pelo telefone 199. “O órgão de Porto Alegre funciona 24h, através de uma equipe de plantão que atende situações de emergência. A qualquer momento, o cidadão pode acionar o nosso serviço e lá estaremos para fazer frente nas questões de desastres, dando o apoio necessário”, explica.  

Tecnologia – O CEO e fundador da Sartup Pedra Circular, Abner Willian Quintino de Freitas, afirmou que eles trabalham com o tema gestão de risco, auxiliando pessoas e demais entidades civis e governamentais. “Atuamos com governos, setor público, privado, liderança, voluntariado e ecossistema, olhando para o desastre sempre na perspectiva do ser humano”, diz. 

O tema da segurança contra incêndios e acidentes domésticos foi apresentado pelo coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Porto Alegre, Adriano Krukoski Ferreira, que entre outras informações alertou para os cuidados que é preciso ter para evitar incêndios. “No caso de um princípio de incêndio, uma das técnicas de controle é a utilização dos extintores de incêndio. Ao sair de casa, não deixar panelas no fogo, velas acesas ou aparelhos elétricos ligados. Também é preciso cuidar no manuseio de líquidos inflamáveis ou aerossóis perto do fogo, entre outros”, explica. 

Na sequência do evento, a enfermeira Elcilene Durgante Alves, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Porto Alegre, falou sobre os socorros de urgência. Já o tenente coronel Rodrigo da Silva Dutra, do Corpo de Bombeiros/RS e subchefe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil/RS, finalizou o encontro, com a palestra sobre desastres tecnológicos – Rompimento de barragem em Brumadinho (Jan/2019). 

Também participaram do encontro, o coordenador regional da Defesa Civil metropolitana, major Vanderlan Frank e sua adjunta, 1º tenente Sílvia Cristina da Rosa Soares, a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, professora doutora Maria da Graça Gomes Paiva; o coordenador da Oficina Regional Permanente de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, coronel Cláudio Rocha, e o representante do comandante do 1º Batalhão de Bombeiros da Capital, major Ricardo Arrubes Thomaz.

  

 

Denise Righi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes