Coleta itinerante de eletrônicos deste sábado será no Lindoia

14/12/2018 09:20
Divulgação /PMPA
Coleta itinerante de eletrônicos deste sábado será no Lindoia
Ação ocorrerá no estacionamento do shopping, das 9h às 15h

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove neste sábado, 15, das 9h às 15h, mais uma edição da coleta itinerante de resíduos eletrônicos, no estacionamento do Lindóia Shopping, na avenida Assis Brasil, 3.522, bairro Jardim Lindoia. A ação é uma parceria entre o departamento, órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. 

A ação ocorrerá no estacionamento do shopping, onde poderão ser descartados eletrônicos diversos, como CPUs, cabos, celulares, estabilizadores, teclados, rádios e eletrodomésticos que perderam a utilidade. Quando os resíduos são descartados corretamente, é possível evitar a contaminação com as substâncias perigosas que esses materiais possuem, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças. 

De acordo com a coordenadora de Resíduos Sólidos da Smams, Rosele Neetzow, os resíduos, quando descartados em locais inadequados e sem controle, causam poluição no solo e nos corpos d´água. Assim, contaminam a flora e a fauna da região, podendo chegar até as pessoas por meio dos elos da cadeia alimentar. 

“Os resíduos eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a esses materiais, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. A última edição da coleta ocorreu em outubro e recolheu 478 quilos de materiais inutilizados.

Além da coleta itinerante, Porto Alegre também possui dez pontos fixos para o recebimento de materiais eletrônicos, que não são recolhidos pelas coletas Seletiva ou Domiciliar. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte. Resíduos não recolhidos pela coleta itinerante de eletrônicos: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

Adriana Machado

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes