DMLU inaugura Espaço Memórias

14/12/2018 18:24

O Espaço Memórias do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi inaugurado nesta sexta-feira, 14, com a presença de funcionários e público externo. Na ocasião foram promovidas as palestras Patrimônio de Porto Alegre: memórias e esquecimentos, com a historiadora Marlise Giovanaz e Memória DMLU: conte sua história, pelos servidores Mariza Power Reis e Vilson Rodrigues Coelho. A inauguração foi marcada pela badalada de um sino que pertenceu aos caminhões do início da coleta seletiva na Capital e que é peça do acervo.

O Espaço pretende propiciar o resgate histórico do departamento, preservando sua memória e dando acesso ao acervo documental produzido pela instituição ao longo de sua trajetória e garantir apoio à pesquisas na área de resíduos sólidos. “Os documentos versam sobre quem está no poder. Se quisermos ampliar nosso conhecimento sobre história, temos que ampliar suas fontes”, destaca a historiadora Marlise Giovanaz.

“O DMLU é uma família. Além de mim, meu pai e minha mãe trabalharam aqui. Entre colegas as vezes temos desentendimentos, mas sempre por que queremos o melhor para o serviço. É uma satisfação fazer parte deste grupo”, define Vilson Coelho. “Gosto muito de trabalhar no DMLU. As atividades e as pessoas que fazem parte deste grupo, proporcionam um ambiente saudável e é aqui que gostaria de concluir minha passagem pelo serviço público”, destaca Mariza Power Reis.

Espaço Memórias - O Memorial tem 3 mil fotos antigas, livro ponto de funcionários com datas de 1927 e 1928, relatórios de limpeza com datas de 1928, 1931, 1933 e 1934, um sino utilizado nos caminhões do início da implantação da coleta seletiva em Porto Alegre nos anos 90, entre outras diversas peças que ajudam a contar a história da limpeza urbana na Capital. “Este projeto havia iniciado em anos anteriores. Nossa gestão solicitou à equipe da Biblioteca a conclusão e implantação desta mostra permanente com o intuito de restaurar, preservar, divulgar e valorizar o patrimônio e a história do DMLU”, destaca o diretor-geral do Departamento, Renê José Machado de Souza, que doou medalhas recebidas como como diretor do DMLU para o Espaço Memórias.

“Este acervo vai ser um centro de pesquisas sobre a história da limpeza pública e tratamento de Resíduos Sólidos. Os relatórios de limpeza do final dos anos 20 e início dos anos 30 nos dão um panorama dos hábitos e costumes da limpeza urbana daquela época”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário.

O Memorial está localizado dentro da Biblioteca do DMLU e tem as servidoras Karen Triches (bibliotecária) e Pâmela Andres (arquivista) como responsáveis e o servidor Egidio Luiz Paolin como colaborador que doou muitas peças do acervo e foi coordenador do Projeto Memória do departamento. Durante o período de arrecadação de documentos, vários outros servidores e ex-servidores do departamento colaboraram com peças de valor histórico. O Espaço Memórias funcionará para visitação pública no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e as visitas de grupos, escolas e visitas guiadas deverão ser previamente agendadas pelo fone 3289 6957.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Adriana Machado

Denise Righi