DMLU recolhe 3,6 toneladas de lixo nas festas de São Patrício

Divulgação/DMLU
Limpeza urbana após Dia de São Patrício
No total, foram 58 funcionários envolvidos

A prefeitura realizou uma operação especial de limpeza nos locais que festejaram o Dia de São Patrício. No total, foram 58 funcionários envolvidos e 3,6 toneladas de lixo recolhidas até o fim da manhã desta segunda-feira, 18, na região central da Capital. O trabalho é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

O cronograma de limpeza iniciou na madrugada de domingo, 17, da 0h às 6h, com a atuação de 14 garis na varrição e recolhimento de resíduos. Outra equipe, desta vez com 16 trabalhadores, foi designada para realizar o serviço das 8h às 17h. No fim da tarde, um novo grupo de 12 operários atuou das 17h às 23h.

Após o público ir embora, foi feito o repasse dos espaços e a lavagem das vias, trabalho executado por quatro funcionários, das 4h às 6h horas desta segunda. Por fim, das 8h às 12h, a limpeza final foi realizada por um grupo de oito garis e mais quatro servidores que terminaram a lavagem nos locais. Além disso, todas as equipes foram acompanhadas por um fiscal de serviço.

A seção Centro do DMLU teve o auxílio de um caminhão compactador para recolher os resíduos gerados. O Departamento disponibilizou cinco lixeiras do tipo tonel em cada um dos pontos atendidos. As comemorações ocorreram nos bairros Praia de Belas, Cidade Baixa, Floresta, Jardim Europa e Moinhos de Vento.

O diretor-geral do Departamento, Renê Machado de Souza, ressalta a pró-atividade das equipes em manterem a cidade limpa durante e após os eventos.

“Mesmo com o acordo de que a limpeza seria feita pelos dirigentes da festa, observamos casos de descumprimento. Em contrapartida, o DMLU teve a iniciativa de organizar uma operação visando deixar a cidade no melhor estado possível para os cidadãos”, afirma.

"Lembramos que os eventos eram, de forma combinada e prévia, responsáveis pela limpeza das suas atividades. Mesmo assim, nossas equipes permaneceram de prontidão desde as primeiras horas da manhã. Atuamos tanto na fiscalização, através de notificações e multas, assim como no serviço de limpeza", destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Laura Maria (estagiária) / Supervisão de Andiara F. da Silva

Matheus Beust