Plano Verão amplia em mais de 70% os serviços em praças

Cristine Rochol / PMPA
Serviços Urbanos
Nos meses de calor, de 907 pontos atendidos pela capina, passou-se para 1.570

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), divulga nesta terça-feira, 2, o balanço final do Plano Verão de capina de praças e ruas da Capital, que teve início em novembro de 2018 e terminou no dia 31 de março de 2019. Os dados foram calculados em comparação ao mesmo período entre 2017 e 2018.

“Ao contrário do que acontecia em anos anteriores, nossa gestão implementou a sazonalidade dos serviços ampliando a capina nos meses de calor (quando o mato e a grama crescem mais rápido). Sabemos que ainda há muitos pontos a melhorar, mas o serviço está estabilizado e apresentou bons resultados práticos”, afirma o secretário Ramiro Rosário. Com a adoção do Plano Verão, o número de reclamações protocoladas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, caiu pela metade, de 1.657 para 806.

Com relação às praças, houve um aumento de 73% no número de praças atendidas. De 907 pontos atendidos, passou-se para 1.570. Das cerca de 630 praças de Porto Alegre, a prefeitura realizou serviços em aproximadamente 314 locais por mês. Assim, a frequência que antes era de 90 dias para retorno em um mesmo ponto passou a ser em média de 60 dias. O número de equipes de praças também foi ampliado de 10 para 18.

Sobre a capina de ruas e avenidas, no verão passado, foram executados 4 mil quilômetros, o que na mesma estação deste ano atingiu os 11,7 mil quilômetros. “Cabe ressaltar que o contrato atual de capina de ruas, por meio de licitação, começou em janeiro de 2018, após seis anos de emergenciais e com diversas interrupções dos serviços ao longo deste período. Com uma média inicial de 1,3 mil quilômetros por mês, conseguimos atingir a média de 2,3 mil quilômetros no verão deste ano”, aponta o titular da pasta.

Além disso, a SMSUrb conseguiu reduzir os custos do quilômetro capinado de vias públicas de R$ 678 em 2017 para R$ 625 em 2018 (21,2%) e do metro quadrado roçado em praças de R$ 0,48 para R$ 0,44.

Praças – Os serviços nas mais de 630 praças são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, até o meio-dia, e contemplam capina, corte de grama e limpeza em geral. Os nove parques do município seguem sob a gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Para a ampliação dos atendimentos em praças foi realizado um aditivo contratual de 23,55%. O contrato original possui um valor de R$ 6.680.790,48 anuais e o Projeto de Verão (de novembro a março) custou mais R$ 1.573.326,16.

Capina – Este serviço contempla a roçada com a retirada da vegetação do meio-fio e de locais onde não deveria haver vegetação, com posterior limpeza e recolhimento do material gerado pela ação. Porto Alegre possui 4,7 mil quilômetros considerados capináveis.

Rafaela Redin

Gilmar Martins