Plano Verão aumenta em 189% a área de capina em vias da Capital

Joel Vargas / PMPA
Serviços Urbanos
Também houve aumento do número de praças atendidas em 72%

Para marcar o encerramento do verão, ocorrido na quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), divulga nesta quinta-feira, 21, um balanço parcial do Plano Verão de capina de praças e ruas da Capital, que teve início em novembro e termina no próximo dia 31.

“Ao contrário do que acontecia, nossa gestão implementou a sazonalidade dos serviços ampliando a capina nos meses de calor (quando o mato e a grama crescem mais rápido). Sabemos que ainda há muitos pontos a melhorar, mas o serviço está estabilizado e apresentou bons resultados”, afirma o secretário Ramiro Rosário.

A percepção positiva dos resultados se dá pela redução em até 66% no número de reclamações protocoladas via Sistema Fala Porto Alegre 156. Do ano anterior para este ano houve uma queda do número de reclamações referentes a roçada e capina de praças de 1.657 para 740 até quarta.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 189% de quilômetros capinados de vias. Da média de 4 mil quilômetros nestes meses entre 2017 e 2018, passou-se a atender 11,7 mil entre 2018 e 2019, sendo que a média mensal que era de 1,3 quilômetro passou a ser de 2,3 quilômetros.

Também houve aumento do número de praças atendidas em 72%, ou seja, passou de 907 no período anterior para 1.567 praças limpas atualmente. Isto quer dizer que, nas 630 praças da cidade, a prefeitura voltou para fazer os serviços em até 60 dias. Antes a frequência era de 90 dias para o retorno.

Além de aumentar a produtividade e a frequência, a SMSUrb ainda ampliou o número de equipes de capina de praças em 80% (de 10 para 18). Com relação aos pagamentos, conseguiu reduzir o custos do quilômetro capinado em 21% (de R$ 678 em 2017 para R$ 625 em 2018) e do metro quadrado roçado em praças em 11% (de R$ 0,48 para R$ 0,44).

Praças – Os serviços nas mais de 630 praças são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, até o meio-dia, e contemplam capina, corte de grama e limpeza em geral. Os nove parques do município seguem sob a gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Capina – Este serviço contempla a roçada com a retirada da vegetação do meio-fio e de locais onde não deveria haver vegetação, com posterior limpeza e recolhimento do material gerado pela ação. Porto Alegre possui 4,7 mil quilômetros considerados capináveis.

Rafaela Redin

Matheus Beust