Prefeitura lança edital para adoção de espaços verdes da cidade

09/11/2018 13:59
Eduardo Beleske / PMPA
SMSURB
Goethe recebeu paisagismo após adoção da área, assinada em 25 de setembro

A prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 9, mais dois editais de chamamento público para adoção de verdes complementares, desta vez da avenida Severo Dullius, ao lado do aeroporto, e do Largo Edgar Koetz, em frente à rodoviária. A ação é liderada pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e de Parcerias Estratégicas. “Os locais são importantes portas de entrada da nossa cidade e, ao abrir estes espaços para que empresas possam adotar, a prefeitura amplia a capacidade de manutenção deles, levando mais beleza, mas principalmente mais segurança à população”, diz o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

As candidaturas podem ser feitas por uma ou mais empresas, que assumem a limpeza, capina, roçada e pintura de meio-fio do local. Além disso, podem projetar uma nova ambientação e anunciar graficamente a sua própria marca, arcando com todas as despesas. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) estima que os custos para manutenção dos 21.609 m² do Largo sejam de R$ 12.604,38 ao mês, R$ 151.252,54 ao ano. Já os gastos para limpeza dos 65.668 m² da avenida Severo Dullius é de R$ 8.972,57 mensais e R$ 107.670,82 anualmente.

As propostas devem ser entregues ao Grupo de Trabalho de Verdes Complementares (GTV), sob a responsabilidade da SMSUrb, que analisará os aspectos técnicos e operacionais. O projeto deve conter a indicação do verde complementar a ser adotado e a forma de sua manutenção, bem como as obras e serviços que serão realizados no local, em consonância com as legislações municipais pertinentes.

Verdes Complementares - São considerados verdes complementares as rotatórias e os canteiros centrais e laterais de vias públicas. Em 31 de outubro, foi lançado edital de chamamento público para adoção dos canteiros centrais da avenida Ipiranga, dividida em três trechos: trecho 1 - da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Silva Só (bairro Menino Deus); trecho 2 - da avenida Silva Só até a rua Dr. Salvador França (Santana); e trecho 3 - da rua Dr. Salvador França até a avenida Antônio de Carvalho (Partenon). No dia 25 de setembro, foi assinada entre a prefeitura e as empresas Melnick Even, Zaffari, Panvel e Hospital Moinhos de Vento, a adoção da avenida Goethe (da 24 de Outubro até a Mostardeiro). Atualmente, há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital, sendo que 11 deles já estão em processo de análise.

O Manual de Verdes Complementares e a Carta de Intenção de Adoção podem ser conferidos aqui

Rafaela Redin

Andrea Brasil