Rua do Centro Histórico recebe serviços de podas

23/02/2019 09:18
Rafaela Redin/SMSUrb PMPA
SMSURB
Foram podadas cerca de oito árvores e suprimidos sete vegetais

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) realizou podas e remoções de vegetais na rua General João Manoel, no Centro Histórico Capital. No trecho entre a escadaria e a rua Duque de Caxias, foram podadas oito árvores e suprimidos sete vegetais. Os trabalhos foram concluídos nesta sexta-feira, 22.

“Esta era uma demanda antiga da comunidade, que entrou em contato com a nossa secretaria em busca de soluções. A prioridade do novo contrato de manejo arbóreo, iniciado nesta gestão, é de promover a segurança da população, ampliando a iluminação, diminuindo o risco de quedas e aumentando o conforto visual”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Conforme os técnicos da Equipe de Manejo Arbóreo da SMSUrb, grande parte das árvores existentes na rua são jacarandás, plantados entre as décadas de 1950 e 1960. Tendo mais de 50 anos e com a deficiência de manejo adequado, os vegetais passam a apresentar riscos para a população. Nestes casos, as supressões são necessárias e as podas se tornam benéficas no fortalecimento da estrutura das árvores.

“A rua estava muito escura, pois alguns galhos de árvore bloqueavam a luz dos postes de iluminação pública e, com a poda, a rua ficou muito mais iluminada e segura. Além disso, muitos galhos estavam podres, até mesmo árvores inteiras, trazendo risco à população, aos carros, às janelas e aos telhados”, afirma um morador da região e membro do Coletivo Organicidade.

Contrato de podas - Com o início do novo contrato de arborização, em junho de 2018, a SMSUrb mais que dobrou a capacidade de atendimento, de 400 para 1.200 ao mês, melhorando a gestão e a qualidade dos serviços executados. Aumentando de sete para 15 equipes, passou-se a atender com maior brevidade casos de urgência e emergência, que envolvam quedas de vegetais em Porto Alegre. Porto Alegre não possuía contrato terceirizado desde 2015. O contrato conta com inovações, como caminhões equipados com GPS, fotos do antes e do depois dos serviços, ponto biométrico para os servidores e equipes de plantão. O registro das demandas deve ser realizado através do Sistema Fala Porto Alegre 156, visando que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam agendar vistorias e futuras intervenções.

Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner