Secretaria de Serviços Urbanos realiza podas na avenida Ipiranga

05/01/2019 08:37
Cristine Rochol/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Cerca de cem vegetais receberam manutenção

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Equipe de Manejo Arbóreo, realiza até a quinta-feira, 10, a manutenção de árvores na avenida Ipiranga. O trecho contempla o talude do Arroio Dilúvio, entre as ruas Ramiro Barcelos e Barão do Amazonas.

Em ação que teve início em meados de 2018, no trecho entre a avenida Antônio de Carvalho e a rua Barão do Amazonas, cerca de cem vegetais receberam manutenção. A terceira etapa, prevista para ocorrer durante os meses de janeiro e fevereiro, deve compreender ainda o talude da rua Ramiro Barcelos até a avenida Borges de Medeiros.

“O novo contrato de manejo arbóreo, iniciado nesta gestão, tem como um dos principais focos o trabalho preventivo em grandes ruas e avenidas de Porto Alegre, colocando em primeiro lugar a segurança, ampliando a iluminação e promovendo o conforto visual de pedestres e motoristasâ€, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Já foram realizadas manutenções nas avenidas Farrapos, dos Estados, Borges de Medeiros, Bento Gonçalves, Terceira Perimetral e Loureiro da Silva (em andamento). As intervenções preveem podas, levantamento de copas, remoção de galhos secos e supressão de vegetais que apresentam risco de queda. Além das grandes avenidas, a atuação do contrato se dá na remoção de vegetais que apresentam risco de queda e diminuição do passivo de demandas provenientes do sistema Fala Porto Alegre 156.

Contrato - A empresa terceirizada Chronos Engenharia, vencedora da licitação, iniciou as atividades em 16 de junho de 2018. O contrato tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por até cinco anos, com valor anual de R$ 3,375 milhões. Para os trabalhos até 14 metros são utilizados quatro caminhões cesto; um caminhão cesto para execuções de até 18 metros e três caminhões caixa para intervenções baixas, além de motosserras, motopodas, entre outros materiais inerentes aos trabalhos. Somadas às sete equipes da SMSUrb, que já faziam o manejo arbóreo da cidade, outras oito equipes qualificam e agilizam os serviços, dobrando a capacidade de atendimento das demandas no município.

Rafaela Redin

Andrea Brasil