Serviços Urbanos assina adoção de outro trecho da avenida Goethe

19/04/2019 08:00
Cristine Rochol/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviços básicos serão realizados pela empresa por pelo menos um ano, desonerando os cofres públicos

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) assinou nesta quinta-feira, 18, a adoção do canteiro central das avenidas Goethe e Mariante e da rua Silva Só, entre a rua Dona Laura e a avenida Ipiranga. Quem adota é a empresa Talo Gestão e Comunicação Eireli, representada pelo dono, Gabriel Voltolini Rezende.

“Para nós da Talo, cuidar do local é devolvê-lo para a sociedade. Um lugar bonito é convidativo, e faz com que as pessoas ocupem ainda mais os espaço públicos, dando nova vida a eles”, diz Gabriel.

Para manter o local com capina, roçada, varrição e pintura de meio-fio, a prefeitura estima um custo de aproximadamente R$ 2.757,41 por mês, ou R$ 66.177,84 por ano. Com a adoção deste trecho, que compreende um quilômetro de extensão, os serviços básicos serão realizados pela empresa por pelo menos um ano, desonerando os cofres públicos. Em contrapartida, a Talo poderá instalar placas com a sua identidade visual.

“Pequenas ações ajudam a mudar a cara da cidade, pois incentivam as pessoas a melhorarem também seus espaços e isto vai sendo copiado por todos na volta. Assim, com a adoção de verdes complementares, buscamos parceiros que pretendam fazer a diferença, além de mostrar a importância do engajamento da comunidade no desenvolvimento de Porto Alegre”, afirma o secretário Ramiro Rosário.

Verdes Complementares – São considerados verdes complementares as rotatórias e os canteiros centrais e laterais de vias públicas. Outros cinco locais já foram adotados, sendo eles: avenida Ipiranga, entre as ruas Dr. Salvador França e Professor Cristiano Fischer; avenida Goethe, entre as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro; avenida Plínio Brasil Milano, entre as avenidas dos Industriários e Engenheiro Alfredo Corrêa Daudt; avenida Edgar Pires de Castro, na esquina com a Juca Batista; e avenida Wenceslau Escobar, entre as ruas Almirante Câmara e Afonso Álvares.

Em Porto Alegre, há cerca de 400 espaços disponíveis para adoção na Capital, 14 deles em processo de análise. O decreto de Adoção de Verdes Complementares foi assinado pelo prefeito de Porto Alegre em março de 2018. Em novembro do mesmo ano, foi encaminhado para a Câmara de Vereadores projeto de lei que visa a adoção de espaços urbanos por pessoas físicas e jurídicas. Também foram publicados três editais de chamamento público. O Manual de Verdes Complementares e a Carta de Intenção de Adoção podem ser conferidos através do link.

Rafaela Redin

Matheus Beust