Ciclo de palestra sobre transparência capacita 272 servidores

20/11/2018 18:30

Com a participação de 272 servidores, num total de cinco encontros, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) concluiu o Ciclo de Palestras Sobre Transparência, voltado aos servidores municipais, nessa terça-feira, 20. O assessor geral de Transparência Pública da SMTC, Luiz Yassufumi Kuamoto, destacou na abertura do evento que “é direito do cidadão ter acesso à informação e a Constituição estabelece o dever do Poder Público em manter o registro dessas informações para oferecê-las aos cidadãos”, diz.

O auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valtuir Pereira Nunes, foi o palestrante do último encontro e abordou o tema Transparência Ativa, que apontou a diferença entre transparência ativa e passiva, e o que o município e a sociedade ganham com este processo.

Também foram abordados os pontos que ainda faltam ser atingidos ou superados e o tratamento e relacionamento com o controle social, ONGs/Observatórios/Universidades. “Todos nós estamos aqui com o mesmo objetivo, que é realizar nossas funções da melhor forma em beneficio daquele que nos paga, o cidadão usuário do serviço público”, afirma o auditor do TCE.

O Ciclo de Palestras Sobre Transparência é promovido pela Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC) em parceria com a Escola de Gestão Pública, com o objetivo de capacitar o servidor público municipal sobre a Lei de Acesso à Informação e Transparência Ativa e Passiva. A programação deverá ter continuidade ao longo do próximo ano.

Juliana da Silveira Corrêa (estagiária)/ Supervisão: Adriana Ferras

Denise Righi