População já pode opinar sobre serviços públicos municipais

13/08/2018 17:47
Reprodução / PMPA
Fazenda
Resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano

Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários.

Qualquer pessoa pode acessar o site http://alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média 3 minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população.

O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. A responsável pela Carta de Serviços, Patrícia Norberta de Oliveira, explica que a partir desse retorno dos porto-alegrenses, a administração municipal poderá melhorar o atendimento à população. Hoje, 363 serviços estão cadastrados no site. “Esta lei vem para proteção de defesa dos direitos da população. Entre os benefícios está o empoderamento do cidadão e a qualificação dos serviços públicos municipais”, diz Patrícia.

A plataforma digital, que pode ser acessada também em smartphone e tablet, está disponível desde fevereiro e já conta com mais de 800 mil visualizações. Entre as informações mais acessadas estão a emissão da guia do IPTU, certidão de débitos imóveis e a segunda via da conta de água.

Além de ser acessada em todo o Rio Grande do Sul e país (mais de 27 estados), o site com informações de cada serviço municipal, requisitos de atendimento, etapas e prazos está sendo consultado em outros países. De acordo com os levantamentos efetuados, o documento teve acessos em 81 países.

Como participar:
A Pesquisa de Satisfação dos serviços municipais pode ser acessada no site da Prefeitura de Porto Alegre. Veja o passo a passo:

1.      Acesse o site http://alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos
2.      Do lado esquerdo da tela selecione Cidadão, Empresa ou Servidor e a categoria de serviço a ser avaliada
3.      Do lado direito escolha o serviço a ser analisado
4.      Na página do serviço escolhido, você encontrará todas as informações disponíveis.  À direita da tela clique no banner verde “Dê sua opinião sobre o serviço”
5.      Você será direcionado para um documento do Google. Basta clicar, digitar o seu CPF , responder as perguntas e clique em enviar. Pronto, em menos de 3 minutos você terá contribuído para qualificação dos serviços municipais.

Denise Righi