População pode avaliar os serviços municipais

16/12/2018 08:30

A população de Porto Alegre pode avaliar os serviços públicos municipais e ajudar a qualificá-los respondendo a Pesquisa de Satisfação da Carta de Serviços. Qualquer pessoa pode acessar o link alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar os serviços e dar sugestões de melhorias. O processo leva em média três minutos.

Segundo a responsável pela Carta de Serviços, Patrícia Norberta de Oliveira, Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar o instrumento e esse modelo de questionário à população. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria e cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017. “Esta lei vem para proteção de defesa dos direitos da população. Entre os benefícios está o conhecimento do cidadão e a qualificação em relação aos serviços públicos municipais”, diz Patrícia.

Como participar:

A Pesquisa de Satisfação dos serviços municipais pode ser acessada no site da Prefeitura de Porto Alegre. Veja o passo a passo:

1 - Acesse o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos

2 - Do lado esquerdo da tela selecione Cidadão, Empresa ou Servidor e a categoria de serviço a ser avaliada

3 - Do lado direito escolha o serviço a ser analisado

4 - Na página do serviço escolhido, você encontrará todas as informações disponíveis.  À direita da tela clique no banner verde “Dê sua opinião sobre o serviço”

5 - Você será direcionado para um documento. Basta clicar, responder as perguntas e clique em enviar. Pronto, em menos de 3 minutos você terá contribuído para qualificação dos serviços municipais.

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins