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Conteúdos relacionados a: Trânsito e transporte

Apresentação do condutor responsável por infração de trânsito ocorrida em Porto Alegre, enquadrada em artigo de competência municipal, conforme CTB- Código de Trânsito Brasileiro. Serviço prestado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), através de convênio com o DETRAN/RS.

 

Requisitos/Documentos necessários

Preenchimento completo do formulário de apresentação de condutor constante na NA – Notificação de Autuação, de forma legível e sem rasuras, conforme as orientações para este fim na NA.

Entregar SEPARADAMENTE da defesa da autuação.

Atentar ao prazo indicado na NA.

Condutor: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - VIGENTE

Proprietário: Documento de identidade

Se Pessoa Jurídica: contrato social da empresa e documentos de identidade do representante legal

Se representante legal: juntar documento que comprove (ex: Procuração).

 

Principais Etapas do Serviço

Registro da placa do veículo e dados da CNH do condutor no sistema SIT – Sistema de Infrações de Trânsito, gerando protocolo com numeração inicial A2018/.

Encaminhamento ao setor competente para avaliação e conferência dos documentos e assinaturas apresentadas.

Análise e parecer de DEFERIMENTO ou de INDEFERIMENTO.

Disponibilização do parecer no site do DETRAN  (clique aqui) – item INFRAÇÕES – no menu: Apresentação de condutor infrator).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Protocolo de recebimento imediato.

 

Formas de Prestação de Serviço

É necessário o comparecimento presencial da parte ou terceiros para a entrega e protocolo de recebimento do conteúdo no setor de Atendimento ao Cidadão ou o encaminhamento via correio, pois se trata de processo físico e não virtual, em vista do sistema utilizado em conjunto com o DETRAN/RS.

Atualizado em
29/05/2018

Informações sobre os horários das linhas de ônibus de Porto Alegre.

 

Principais Etapas do Serviço

Ligar para o serviço telefônico 156 da prefeitura - opção 1 (EPTC) + opção 3 tabela com horários.

 

Formas de Prestação de Serviço

Internet,  por rua (clique aqui), ou por região e linha (clique aqui)

Ligação telefônica para o 156.

 

Valor da Tarifa de Ônibus R$ 4,05.

Valor da Tarifa de Lotação R$ 6,00.

Atualizado em
29/05/2018
Palavras-chaves

Registro de sugestões, reclamações e elogios sobre experiências vivenciadas no transporte público por ônibus realizado pela Companhia Carris.
 

 

Requisitos / Documentos Necessários

CPF, prefixo do carro, linha, sentido, data e horário do fato.

 

Principais Etapas do Serviço

Recebimento da demanda, encaminhamento às áreas responsáveis, pesquisa, elaboração de diagnóstico, parecer e retorno ao cliente.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

As ocorrências registradas no Serviço de Atendimento ao Cliente recebidas pelas redes sociais cumprem o prazo de retorno ao cliente de cinco dias úteis. As demais, em até dez dias úteis.

 

Forma de Prestação do Serviço

SAC Carris.

Ligue 118.

Ligue 156.

Redes Sociais.

Reclame Aqui.

Ouvidoria-Geral.

Atualizado em
30/05/2018

Prestação de informações sobre horários e itinerários das linhas de ônibus da Carris

 

Requisitos / Documentos necessários 

Nenhum.

 

Principais etapas do Serviço

Recebimento de solicitação de informação, pesquisa ao sistema e retorno ao Cliente.

 

Previsão de prazo para realização do serviço

Quando as informações são solicitadas por telefone ou em visita, a prestação é instantânea. Em caso de solicitação por e-mail ou redes sociais, o prazo será adequado ao horário de atendimento do SACC, que é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30. 

 

Forma de prestação do Serviço

No Serviço de Atendimento ao Cliente Carris - SACC Carris, via atendimento eletrônico ou por telefone. 

 

Atualizado em
21/08/2018

Achados e Perdidos

Todos os objetos achados nos coletivos da Companhia Carris são cadastrados no sistema, e ficam à disposição do cliente até o quinto dia útil do mês seguinte do cadastro do objeto.

 

Requisitos / Documentos Necessários

Para a retirada dos objetos é necessário documento de identificação, ou em caso de terceiros, uma declaração de próprio punho do titular, sem a necessidade de firma reconhecida em cartório.

 

Principais Etapas do Serviço

Os objetos ficam à disposição do cliente até o quinto dia útil do mês seguinte do cadastro do achado no Sistema.

Após o encerramento do prazo, são feitos os seguintes encaminhamentos:

Documentos são encaminhados para os correios.

Cartões de isenções, como do idoso, escolar, Vou à Escola e outros, são encaminhados para a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

Objetos como roupas, guarda-chuvas, celulares (o “chip” é destruído), bolsas e outros, são doadas para entidades

Chaves e cartões de bancos são encaminhados para destruição, na própria Companhia.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até o quinto dia útil do mês seguinte ao cadastro do achado.

 

Forma de prestação do Serviço

Através do Serviço de Atendimento ao Cliente.

 

Atualizado em
29/05/2018

Pedido de substituição de veículo cadastrado, caracterizado e utilizado como ônibus.

 

Requisitos / Documentos necessários

Requerimento padrão para alteração na frota.

Requerimento padrão para aquisição de frota (cópia).

Termo de autorização emitido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (SMIM), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), referentes à solicitação.

Planta baixa e em corte, atualizada e aprovada pela SMIM (EPTC), do modelo da carroceria adquirida (cópia).

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do veículo a ser retirado (cópia).

Alvará de Tráfego do veículo a ser retirado (cópia).

No caso de veículo novo.

Nota Fiscal (cópia) referente ao chassi, carroceria ou conjunto de ambos e individualizada de serviços (quando existir).

Documento Único de Transferência (DUT ) do veículo (cópia) se o veículo for usado. 

Comprovante de quitação de pagamento da vistoria de inclusão dos veículos (cópia).

Após análise do processo pelos setores de planejamento e vistoria, deverá ser anexado o check list de inspeção de conformidade, fornecido pela Coordenação de Inspeção Veicular da SMIM (EPTC).

 

Principais Etapas do Serviço

Abertura de processo e informação do nº de protocolo.

Encaminhamento aos setores competentes.

Análise e elaboração de parecer.

Envio da resposta via e-mail por parte do setor de Atendimento e Protocolo.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até 15 dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

E-mail (eptc@eptc.prefpoa.com.br), presencial no setor de atendimento ao cidadão, pelo correio.

Atualizado em
16/07/2018

Pedido de inclusão de condutor para auxiliar o permissionário na prestação de serviços de táxi.

 

Requisitos / Documentos necessários

Requerimento assinado pelo permissionário e pelo  condutor.

Pagamento da taxa de emissão de Identidade de Condutor do Transporte Público.

Alvará de folha corrida.

Negativa criminal estadual.

Negativa criminal estadual de segundo grau.

Negativa criminal federal.

 

Principais Etapas do Serviço

O procedimento é imediato no setor de atendimento presencial da  Coordenação de Cadastro de Operadores (CCO) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Imediato, se o condutor não tiver restrições.

 

Formas de Prestação de Serviço

O procedimento é imediato no setor de atendimento presencial da  Coordenação de Cadastro de Operadores (CCO) da EPTC.

Atualizado em
30/05/2018

Análise de certidão positiva de condutores de Táxi, Lotação e Escolar de Porto Alegre.

 

Requisitos / Documentos necessários

Alvará de folha corrida.

Negativa criminal estadual (2° grau).

Negativa criminal federal.

 

Principais Etapas do Serviço

Abertura de processo e informação do nº de protocolo.

Encaminhamento ao setor competente.

 Análise e elaboração de parecer.

 Envio da resposta via e-mail por parte do setor de Cadastro de Operadores (CCO).

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Imediato.

 

Formas de Prestação de Serviço

O serviço é prestado de forma imediata no atendimento presencial do setor de Coordenação de Cadastro de Operadores do Transporte.

 

Atualizado em
30/05/2018

Pedido do transportador escolar para incluir escola em seu Alvará de Tráfego.

 

Requisitos / Documentos necessários

Requerimento específico.

Declaração de concordância dos demais autorizatários da escola.

 

Principais Etapas do Serviço

Abertura de processo e informação do nº de protocolo.

Encaminhamento ao setor competente.

 Análise e elaboração de parecer.

Envio da resposta via e-mail por parte do setor de atendimento e protocolo.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até 180 dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

É necessário o comparecimento presencial no setor de cadastro para abertura de processo físico.

 

Atualizado em
30/05/2018
Palavras-chaves

Pedido do transportador escolar para retirar determinada escola de seu Alvará de Tráfego.

 

Requisitos / Documentos necessários

Formulário específico disponível na internet.

 

Principais Etapas do Serviço

Abertura de processo e informação do nº de protocolo.

Encaminhamento ao setor competente.

Análise e elaboração de parecer.

Envio da resposta via e-mail por parte do setor de atendimento e protocolo.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Até sete dias.

 

Formas de Prestação de Serviço

Presencial no setor de cadastro de operadores, para a abertura de processo físico.

Atualizado em
30/05/2018