Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).

Conteúdos relacionados a: Saúde

Regiões Sul Centro-Sul e Partenon Lomba do Pinheiro já realizaram suas pré-conferências de Saúde

21/03/2019 15:20

No sábado, 16 de março, foi a vez das regiões Sul Centro-Sul (SCS) e Partenon Lomba do Pinheiro (PLP) realizarem suas pré-conferências de saúde, que são as etapas preparatórias regionais da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre (8ªCMS/POA), que ocorre em abril.

Pela manhã, a SCS contou com a presença de mais de 100 pessoas dentre elas usuários, gestores e trabalhadores do SUS. A reunião aconteceu no Salão Paroquial São José da Vila Nova. Na mesa de abertura, estiveram presentes: a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), Maria Letícia de Oliveira Garcia, a gerente distrital Sul/Centro-Sul, Mirela Bastiani Pasa, representando o secretário de Saúde, Pablo Stürmer, e os coordenadores dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) da região, Jair Gilberto dos Santos Machado e Djanira Correa da Conceição. A apresentação cultural foi por conta dos integrantes do Centro de Conviência para Idosos da região.

Em sua fala, Djanira, usuária do SUS, defendeu a importância da participação social nas pré-conferências. “Quando falamos de SUS estamos falando de política. Não política partidária, mas política de estado e de saúde. Porque fazer saúde é fazer política. Não desistam da saúde. No Brasil não existe pena capital, mas não garantir os direitos básicos da saúde à população também é uma forma de pena capital”, disse Djanira.

No final da pré-conferência, os participantes puderam prestigiar a apresentação de um grupo de capoeira da região.

Na região PLP, o evento foi realizado durante à tarde. Contou com a participação de 240 inscritos, que lotaram o auditório do Centro Esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Na mesa de abertura estavam o vice-coordenador do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), Gilmar Campos, a gerente distrital da região, Cristiane Peixoto, que também representou o secretário de Saúde, a representante da Escola de Ciências da Saúde da PUC/RS, Andréa Gonçalves Bandeira, e os coordenadores dos CDS Partenon, Rosa Helena Mendes, e Lomba do Pinheiro, Bertolino Nunes.

A atividade cultural de abertura emocionou a todos com a apresentação do hino riograndense versão antirracista de Sérgio Nunes, com a interpretação de Gerusa Bittencourt.

Representando a comissão de relatoria, a professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Vânia Melo, para embasar as discussões em grupo, falou sobre os eixos temáticos da 8ª CMS/POA: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. Citou os retrocessos em relação à garantia de direitos e às políticas públicas, além de lembrar o marco histórico para a democracia que foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. “A 8ª CNS teve papel fundamental na construção da democracia participativa a partir das bases. Foi um marco por ter colocado na constituição federal o mandato de que a “Saúde é um Direito de Todos e Dever do Estado”, destacou Vânia.

Fotos das atividades no flickr da 8ª CMS/POA.

Texto: Ana Carolina Rodrigues, Taís Pereira, Lucas Barbosa e Katia Camargo.