Capital vacina mais de 2 mil crianças no segundo Dia D

17/09/2018 15:46
Cristine Rochol / PMPA
Saúde
Cobertura ficou abaixo da meta para pólio e sarampo. Unidades de saúde seguem imunizando

Mais de 2 mil crianças receberam as vacinas contra poliomielite e sarampo no último sábado, 15, quando ocorreu o segundo Dia D da campanha de vacinação. A data mobilizou comunidade e profissionais, que atenderam em 110 postos de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. (fotos) 
 
Com os números finais do Dia D computados nesta segunda-feira, 17, a cobertura de vacinação chegou a 77,22% para poliomielite e 76,48% para sarampo. A meta estimada pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre é de vacinar pelo menos 61,9 mil crianças de 1 a menos de 5 anos, que correspondem a 95% das 65.181 estimadas como população-alvo pelo ministério. "Na próxima quarta-feira, haverá reunião de equipe para definir os rumos da campanha em Porto Alegre", informa o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim. Até lá, a orientação é de que a vacinação prossiga nas unidades de saúde da cidade. 
 
O número de doses aplicadas durante a campanha chega a 50.331 vacinas contra poliomielite e 49.849 doses contra sarampo. Os dados estão registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, sistema informatizado implantado em 2017 em todas salas de vacinação da Capital.

Mesmo crianças já vacinadas na faixa etária da campanha devem ser levadas a uma unidade de saúde. A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, reforça a necessidade de levar a caderneta de vacinação das crianças para que a situação vacinal seja analisada. A prefeitura disponibiliza a imunização em 130 salas das unidades de saúde em todas as regiões da cidade, das 7h às 17h. As unidades de saúde Modelo, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h, pelo Programa Saúde Noite e Dia, e a Clínica da Família, na Restinga, até as 20h.

Elisandra Borba